As 241 mortes de Santa Maria foram em vão???
Em 27/1/13, o nosso país e muitas outras regiões do mundo ficaram estarrecidos diante da tragédia de Santa Maria. Durante vários dias, os espaços mais nobres dos jornais, revistas, emissoras de rádio e TV, além de web, não pouparam esforços para explorar o triste fato de todas maneiras.
Suponho que o tema protagonizou as conversas da maioria dos brasileiros e de outros cidadãos com todos os detalhes e lamentações que têm direito.
Suponho, também, que para as famílias e amigos das vítimas, aquele fatídico dia nunca mais deixará sua alma e coração em paz, tendo arrancado deles o seu maior quinhão de felicidade, com a mesma brutalidade com que ceifou a vida daquelas 241 pessoas, na sua grande maioria jovens como bem sabemos.
Acabei de vir de uma Convenção no melhor Resort de praia do Brasil. Quando estávamos tendo o jantar de encerramento, olhei para os lados e lembrei daquele domingo em que todos amanhecemos embebidos numa tristeza sem par.
Não vi no local nenhum hidrante e me dei conta de que aquele tecido utilizado para decoração principalmente do teto deveria ser altamente inflamável, estando em contato direto com os spots de luz que ficaram acesos por horas seguidas, certamente emitindo calor intenso.
Alguns rechauds, com respectivas lamparinas para manter aquecidas as deliciosas comidas preparadas para o evento, estavam bem próximos do tecido.
Bastaria subir um pouco mais a temperatura ou uma pequena faísca para aquele salão com mais de 400 pessoas virar um inferno e todos nós nos somarmos às estatísticas de mortos ou acidentados em mais uma tragédia no nosso país.
Compartilhei a minha constatação naquela mesma hora com outros participantes do evento e até pensamos em subir ao palco para pedir um minuto de silêncio em memória às vitimas de Santa Maria, alertando a todos pelos perigos eminentes que nos rodeavam naquele privilegiado momento de muita alegria e confraternização.
Desistimos desta atitude porque poderia, quem sabe, causar pânico e até algum tipo de histeria coletiva que poderia proporcionar até uma nova tragédia por causa disso.
Vale ressaltar que estávamos num local maravilhoso, com instalações espetaculares e com toda infraestrutura para proporcionar aos hóspedes e participantes o que de melhor existe em termos de gastronomia, lazer, esportes, natureza, etc. Imaginamos o resto deste nosso país-continente que não dispõe de toda esta parafernalha e o descaso com que devem tratar as questões de segurança preventiva.
Vale lembrar que lá estavam diversas crianças, inclusive.
O que fiz, diante da minha absoluta impotência, foi tirar algumas fotos daquilo que nos estarrecia e revoltava, que você poderá ver em http://www.facebook.com/oscar.silbiger
Fui tomar mais uma cerveja para não deixar que a minha oportuna constatação estragasse o brilho daquele festa.
Lamento ter que dizer isso, mas o que menos queria que acontecesse é que aquelas 241 mortes tivessem sido em vão.
---------------------------------------
visite o meu site www.vidaescrita.com.br