As pessoas são mais que seus rótulos

Aos olhos do mundo temos a constituição mais bela que existe. É uma grande pena que essa constituição só sirva de enfeite, pois a maioria das coisas que estão lá não são nem de longe seguidas, ainda mais o que diz respeito a liberdade de expressão, de religião e tantas outras coisas.

Hoje precisamos tomar cuidado com tudo o que dizemos porque fere logo o direito do outro e ocasiona processos.

O ponto em que quero chegar é que se todos de fato se tratassem como seres humanos, metade das leis que foram criadas depois da constituição não precisariam existir. Exemplos: Quando um negro, cearense, gay, religiosos, morador de rua etc..sofrem violências, físicas, psíquicas, verbais e de tantos outros tipos, o agressor é julgado não pelo crime que cometeu a outro ser humano, mas pelo crime que cometeu contra o gay, o cearense etc. Não se enxerga a pessoa por trás do rótulo!

Se de fato enxergasse o ser humano por trás de cada rótulo, por trás da cor, da orientação sexual, da naturalidade...talvez hoje não existisse toda essa polêmica, ou a luta de vários movimento sociais que buscam seu reconhecimento e proteção legal diante da lei. Contudo eles já tem essa proteção, até mesmo no que diz respeito ao próprio preconceito também exposto na constituição.

Infelizmente no Brasil a moda é criar leis, seja elas utilizadas ou não, quer dizer de certo modo são utilizadas sim, mas sobre o contexto de manipulação.