BATATAS FRITAS  !

 

 

        Hoje eu estou aqui disposto a confessar um item da minha quilométrica lista de fraquezas e para continuar falando a verdade, não me envergonho de confessar esse, digamos, pequenino pecado .

       Sei que tem os problemas de colesterol, excesso de fritura e que posso me distrair e exagerar no sal mas, volto a ser sincero , como batatas fritas sim  mas não como quiabos . Saio ganhando, claro .

       Não me lembro com clareza a partir de quando comecei a gostar e instantes depois me apaixonar pelas batatinhas . Não me surpreenderia se ainda estivesse no ventre da minha mãe.

       Sabe como é, o cheirinho gostoso bem como aquele barulhinho que toda frigideira produz ultrapassa distâncias e se o vizinho sente e não reclama, no ventre materno , não tenho nenhuma dúvida em afirmar que já gostava daquela coisinha amarela.

       Nesse mundo de Deus já provei vários tipos de legumes e raízes fritos inclusive uma que também gosto muito que é a tal batata baroa ou mandioquinha .

       Mas, até para facilitar quem quiser me fisgar pela comida, as chips me encantam, me seduzem e já faz um tempão, mas um tempão mesmo que sou apaixonado por elas.

     Não é em qualquer lugar, lanchonete ou shopping que encontro uma boa chips . Até tropeço em algumas que são gostosas mas deliciosas , maravilhosas, encantadoras, apaixonantes , inesquecíveis e incendiárias são as da Dona Amélia, uma bonita baiana cinquentona que fica todo dia no final da tarde numa das esquinas aqui do bairro .

      A dona Amélia sabe como ninguém escolher o tipo de batatas, fritar na medida e quentura certa e elas saem sequinhas, absolutamente crocantes e um saquinho só é pouco pra mim .

      Recentemente  minha querida amiga baiana resolveu incrementar sua banca e passou a servir as batatinhas  com queijo ralado, molho de tomate picante ou molho de churrasco . Uma delícia !

      Não sei quem teve a genial ideia de fritar as batatas. Não sei mesmo . Nos filmes antigos que assisto lá uma vez ou outra percebo que os povos antigos comiam batatas , mas cozidas num panelão e misturadas com carne de caça . Tudo bem, deviam ser gostosas mas não creio que fossem saborosas .

     Também não sei se foi o Bob's ou o Mc Donald's que lançou as batatas palito . Isso não é tão importante assim já que batata frita é batata frita e seja em palito ou chip's, não recuso e se bobear como e repito algumas vezes .

      Noutro dia, já menos desastrado na cozinha, consegui fritar o meu primeiro lote de batatas, que aliás ficaram lindas e saborosas. Gostei tanto que até tirei uma foto .

      Como estou numa fase bem aguda do aprendizado de cozinheiro, resolvi ousar e fiz uma omelete  misturando batatas tipo palito . Aproveitei a oportunidade e joguei na frigideira azeitonas, presunto cortado em tirinhas e cubinhos de queijo minas. Ficou uma delicia !

       Foi um verdadeiro banquete. Entretanto de omelete, presunto e cubinhos de queijo minas todo mundo já falou mas não me lembro de ter lido em nenhum lugar qualquer homenagem para as minhas queridas batatinhas .

      Então, com aplausos e meu apetite, minha singela homenagem a elas.
     E sim....estou comendo algumas neste momento..... e não pretendo dividir com ninguém.....



                       *********


omelete-batatafrita.jpg





(.....imagens google.....)
WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 15/03/2013
Código do texto: T4190546
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.