Imagem daqui.  

 
Humo Blanco! Hay Nuevo Papa!
 
"Se os bispos estão votando sob a inspiração do Espírito Santo, a votação não teria que ser unânime?"
(José Simão, citando um leitor)

Depois da Globo botar a gente na torcida pelo dom Odilo, me aparece esse azarão aí. Primeiro papa latino americano... e argentino! Essa não! Los hermanos já se acham os escolhidos de Deus! Agora os cardeais vem confirmar... Acho que tinha orégano vencido naquela lareira. A fumaça é de erva queimada. Só pode!
Papa Francisco I, um a zero pra argentina. Bobeamos na zaga, deu no que deu. Agora, é aturar.
Tá! Tá bom! Deixa eles! Se o Maradona não consegue se colocar acima do Pelé, que ao menos o papa seja argentino. Mas Deus, não! Este continua sendo brasileiro. Isto explica o senso de humor meio sacana: perde o amigo, o emprego e o casamento, mas não perde a piada. No caso dEle, corre o risco de perder alguns fiéis para a Universal também. O Edir Macedo é mala, mas é brasileiro.
Se bem que eu também não queria o brasileiro. O Sherer é linha dura, é da ala conservadora do Vaticano. Quero poder usar camisinha, ué!! Tava torcendo pro italiano, mais progressista, quem sabe? Ia ser lindo, casamento gay na igreja! Imagina o luxo!!
Mas, deu zebra. Tá lá o argentino. E já chegou tirando onda de nós: “foram quase até o fim do mundo para me buscar.” Quase!! Se a Argentina é quase o fim do mundo, onde será que ele acha que é o fim do mundo!? Hein!? Hein!? Dois a zero pra eles.
Tá! Esquece que ele á argentino. Fiquei feliz de sabê-lo jesuíta. O primeiro a ocupar o trono dos católicos. E escolheu o nome Francisco. Diz que gosta do santo e dos bichos, a quem costuma abençoar. Quem sabe, abre os olhos dos fiéis para o assunto da proteção animal.
Dizem ainda que ele prega a humildade. Aí, eu duvido! Não existe argentino humilde. Diz que Ego é o pequeno argentino que todos temos dentro de nós. E que o melhor negócio do mundo é comprar um argentino pelo que ele vale e vendê-lo pelo que ele pensa que vale. Mais fácil achar umidade no agreste pernambucano que humildade num argentino. Argentino já nasce se achando. E nasce prematuro, porque nem as mães aguentam por muito tempo.
Eita! Quanta piada velha! É que é difícil fazer piada nova sobre los hermanos!
Ainda bem que o novo papa não é português! Ufa!


 
Texto publicado na edição de 15/03/2013 do Jornal Alô Brasília.