Francisco, vem de Francês
Os cardeais do vaticano escolheram um sul-americano para suceder o papa Bento XVI, surpresa?! sim, talvez, pois já havia uma expectativa grande por parte de alguns carolas nacionais de que o arcebispo de São Paulo assumisse o cajado de Pedro. Bom, passou o conclave a fumaça branca já evaporou e é hora dos religiosos que viajaram a Roma arrumarem as malas e voarem de volta para continuarem os trabalhos (quero dizer as prestações de serviços que alguns fazem muito bem e outros não), parados há alguns dias.
O papa argentino Francisco entra pra história como o primeiro a ser das bandas de cá do novo mundo e além disso adotar o nome do maior seguidor de Cristo, o Italiano de Assis, o primeiro a receber os estigmas do Salvador, o primeiro a devotar grande amor a natureza e aos animais como nenhum outro antes dele. Para mim São Francisco foi o santo mais humano que já existiu e por ele tenho grande devoção, seu exemplo de vida é a maior lição que alguém pode receber de desapego, louvor, humildade e ternura para com os semelhantes a exemplo do que nos manda a base do ensinamento Cristão... já que existe dentro da velha igreja, uma infinidade de ritos e cerimonias que ao meu ver são bem arcaicas e de pouca ou quase nenhuma importância prática.
Curiosidade: num dos escritos biográficos sobre São Francisco, o santo de Assis, li que esse nome foi dado a ele pelo fato dele se comportar de forma francesa (Francesco) pra época, ou seja ter um comportamento extrovertido e prazenteiro quando era ainda bem jovem.
Em alguns artigos meus escritos aqui antes deste, me referi de forma irônica a alguns acontecidos escabrosos que a imprensa nos mostra sobre fatos isolados dentro da igreja católica bem recentemente, além das próprias palavras do papa emérito de que dentro de instituição existe muita hipocrisia. Pois é, não estou inventando nada nem quero apontar somente a sujeira, desejo sim e muito uma mudança de postura mais compatível com o evangelho por parte deles, os líderes, os exortadores... já que o rebanho velho continua na mesma passividade de ovelhas se não a caminho do abatedouro, estão sendo conduzidas para serem tosquiadas, mesmo assim e apesar disso os vejo (o rebanho) com melhores olhos...
Termino por hoje dizendo que é meu desejo que tenhamos líderes a altura do que esperam as exigências do nosso tempo, à luz das sagradas escrituras. E que o bom exemplo, seja o maior guia de devoção para os seguidores do humilde mestre de Nazaré, assim como nos legou com tanta naturalidade e graça o grande santo de Assis, o venerado primeiro Francisco.