Pra começar, passo a passo

No final de 2012 eu ganhei de uma amiga ‘recém-chegada na minha vida’, um caderno diferente, a capa bem elaborada com grafismos e a frase, “tem nuvem que pensa que é girafa”. Na entrega do presente ela me disse: É para você escrever a sua história. Resolvi aceitar o desafio! E repare no dia da composição - 13/3/2013. Que essa data me traga sorte!

O mundo lá fora

Quem está preparado para ele? Como é que é isso, estar preparado para o mundo lá fora? Falo de carreira profissional! Claro todo mundo tem um desejo de se realizar profissionalmente, mas onde, como, eis a questão? Escolher o “ser”, o que fazer, e como escolher? Aliás, escolher, parece que essa palavra acompanha a gente desde o ventre. Um lugarzinho tão bom, quentinho, onde ficamos em torno de 9 meses protegidos desse mundo lá fora!

Quando se trata de experiências, de iniciar algo novo, você tem que ser corajoso, além de ter alguns atributos, claro! E facilita pra caramba se tiver um QI (alguém que indique, um padrinho bem influenciado de preferência). Que abra porta para você entrar no ambiente profissional que um dia “sonhou” atuar (sem ter que enfrentar seleção). Bacana isso, né?

Mas muita gente não tem esse privilégio, tem que se expor, tem que pedir, tem que mostrar diferencial, ou seja, tem que mostrar que é pra lá de bom! Tem que encarar a fila de concorrentes, e tem que estar de bem com a autoestima, por que a possibilidade de ouvir um não é real.

E outro aspecto é que mesmo passando por tudo isso, às vezes, a gente erra na escolha, isso acontece também. E aí? E ai, é preciso ser rápido para perceber o tempo de ficar e a hora de sair fora. De procurar outra oportunidade. É preciso estar atento para não exceder o tempo. Tempo de mudança, tempo de realização, tempo de fazer o que gosta, para não ter que gostar do que faz uma vida inteira! Já pensou nisso?

Então pensa! Por que o tempo é não é permanente, ele passa, ele transcorre, ele atravessa, ele circula, ele urge. Por isso, surge a inquietação, a insatisfação, a falta de entusiasmo, de prazer, de motivação, de querer continuar... Para não adoecer o corpo, a mente e alma, tome uma atitude!

Enfim, o tempo nos “cobra” determinação, amplitude de visão sobre nós mesmos. E se ficamos parados, com medo, restringidos ao lugar comum, o tempo paralisa, nos tornando “aguados”, sem brilho, sem excitação pelo que fazemos. Não é assim?

É tão bom estar com os pés no chão, ter certeza do quer para si mesmo. Saber dizer não para pessoas e situações hipócritas, de bajulação, de falta de moral e ética. Dizer não para inverdade, para o que não tem consistência, para aparências.

Estamos nesse universo para que afinal? Para tantas coisas. Cada um no seu momento de decisão, de escolher a sua própria trajetória. Avaliando, tentando, desistindo, recomeçando...

Mais uma vez eu tentei hoje. No ano 2011 eu disse numa entrevista com a diretora de uma revista, que era a minha última tentativa. E confesso, eu não consegui cumprir. É mais forte do eu a vontade de realização, na área que me formei. Por isso, hoje enviei um currículo para uma vaga de jornalista, dizendo assim: Vamos lá! Mais uma tentativa, quem sabe desta vez a oportunidade pode acontecer. A espera é difícil, mas eu espero 'sonhando'. E feliz vou esperando, é da minha natureza, persistir aquilo que considero bom pra mim!

Se você tem algo que quer muito realizar, persista! E não deixe de investir em si mesmo, aperfeiçoando seus conhecimentos, envolvendo-se com meios que possam te levar para onde você quer ir, se forem meios lícitos e para o seu bem! Acredite você pode chegar lá!

Cássia Nascimento
Enviado por Cássia Nascimento em 13/03/2013
Código do texto: T4186462
Classificação de conteúdo: seguro