UNIÃO E UNIDADE FAMILIAR

Apesar da individualidade e da pessoalidade de cada membro da família, todos estamos ligados por laços afetivos, sanguíneos, racionais e emocionais, de tal maneira, que a família torna-se o maior e o mais perfeito legado de nossa curta passagem pela terra. Mas, que elos são esses que tornam tão fortes um tão frágil grupo, formado por pessoas tão falhas, dentro de um mesmo núcleo familiar? Entre outros, quero destacar, pelo menos, dois que proporcionam à célula-mãe da sociedade, a resistência e a resiliência para enfrentar e sobreviver a tantos ataques, ao longo da travessia, nesse inóspito deserto da vida e do convívio social, nessa selva de pedras, que se tornaram e vêm se tornando os conglomerados urbanos. É bom lembrar que, por falta de um desses elos, alguns casamentos e algumas famílias foram divididos, laços foram rompidos e os membros, antes atados, acabaram se rompendo e sendo sucumbidos pelos desencontros relacionais. O primeiro elo familiar, do qual não podemos abrir mão é o da União. União diz respeito à junção, à ligação entre coisas ou pessoas diferentes ou não. No caso do casamento e da família, com certeza, a combinação e o esforço de pessoas diferentes, onde cada um abre mão de sua pessoalidade e individualidade, sem deixar de ser o que cada um é, mas, sendo e fazendo o que preciso for, para o bem comum do grupo familiar. Nesse sentido, podemos compreender o adágio, infelizmente, desgastado, de que a “união faz a força”. Mas, é real. Porque não pensa egoisticamente em si, mas, no todo, no grupo, no bem da família. Em segundo lugar, o elo da Unidade é outro fator de sustentação familiar, pois, chama cada membro do grupo, à responsabilidade pela identidade do todo. Em matemática, por exemplo, a Unidade é representada pelo número um. É o elemento pelo qual se constrói todos os demais números naturais. Trazendo para a nossa convivência, Deus pega dois e faz deles uma Unidade, “uma só carne”. Deles começam a suceder outros, os filhos e filhas, que se juntam aos pais, de tal forma, que a identidade daquela família vai sendo construída e é mantida por seres tão diferentes, mas, unos. A família é e precisa continuar a ser o grande e maior exemplo da Unidade. A palavra Unidade tem origem no termo latim unitas e designa a qualidade do que é único ou indivisível. Algo que se encaixa e que se afina com os propósitos de Deus para a família. Que em nossos lares, haja União e Unidade para sermos aquilo para o qual fomos projetados para realmente, ser.