A sintonia no conclave

Tem início esta tarde a clausura dos cardeais da igreja católica para votarem e elegerem o novo papa. São 115 figuras de todo o mundo, homens e nenhuma mulher de todos os continentes e raças, que prestaram juramento solene sobre o evangelho prometendo cumprir o que rezam as leis do vaticano com relação a essa grandiosa eleição. A tradição está presente em muitos ritos, desde as vestimentas dos eleitores até a cor da fumaça numa das chaminés da capela sistina. Todos grandes e inesperados acontecimentos teem um certo valor histórico, o fato da renúncia do papa anterior já soou como algo inusitado e surpreso.

Hoje por volta das treze horas vi pela televisão ao vivo a procissão dos religiosos, dentre eles alguns negros africanos e fiquei pensando: será que há quinhentos anos havia pelo menos algum padre daquela cor? Sei as coisas mudaram, o próprio João Paulo II pediu perdão pela instituição católica aos povos africanos pelo fato dela (a igreja num certo tempo) ter sido vamos dizer indiferente à escravidão.

Os tempos são outros, mas demorou até bastante tempo pra os representantes da madre igreja absolverem o já há muito tempo felecido mas nunca esquecido Galileu, um homem de ciência que ousou dizer embora depois tenha sido forçado a desdizer para não morrer logo, que a terra não era nem é, o centro do universo.

Bom, isso é passado histórico, e nesse exato momento que é presente, estamos vivendo um tempo da história da humanidade que também passará. A surpresa está no ar e na votação que acontece nesse momento.

Independente dos erros e falhas humanas de que todos somos passivos, creio no melhor para as comunidades que seguem ao mestre jesus por todo esse mundo de nosso Deus, como igualmente espero bom caráter e virtude por parte dos representantes das cúpulas. Faço votos de que a inspiração do santo espírito desça sobre cada um dos cardeais candidatos e eleitores e que não haja mais de uma votação, pois se assim não for, vão me passar a impressão de que os homens de Deus não estão na mesma sintonia.

Agamenon violeiro
Enviado por Agamenon violeiro em 12/03/2013
Reeditado em 12/03/2013
Código do texto: T4184604
Classificação de conteúdo: seguro