Viajar com a crise

Em certos momentos sentimos a necessidade de um break, uma interrupção na nossa rotina,'staccare la spina'-como dizem os italianos.É o que costumamos fazer nas nossas férias.E, em se tratando de férias em tempos de crise econômica, nada melhor que deixar o carro na garagem e adotar o trem como opção para nosso deslocamento nos nossos passeios e pequenas viagens neste período dentro da região.

Sem falar que viajar de trem é sempre um enorme enriquecimento em aprendizado.Fico pensando em quem por necessidade tem que usar o trem todos os dias para ir trabalhar e nem sempre em condições satisfatórias de segurança e higiene.Porém, me detenho aqui apenas ao prazer que uma viagem de trem possa oferecer.A bordo deste meio de transporte o passageiro pode olhar para fora da janela e deixar-se deslumbrar com as maravilhosas paisagens.Na Itália seja onde for são sempre belíssimas,mas ao mesmo tempo é obrigado a entrar em acordo consigo mesmo. Assim,viajar de trem em certo modo é como esfolhear um álbum de recordações entre poesia,saudade e emoção.Quantas histórias podem se cruzar num trem!Lembro de quando eu era menina que,para matar o tempo no vagão do 'Sonho Azul'(trem em que viajávamos para passar as férias no interior do Ceará) eu e meu irmão brincávamos com adivinhações,contando anedotas,ou jogando dominó.Hoje,não posso deixar de perceber a diferença com meus filhos que,nesse tipo de viagem usam seus 'playgames' desafiando um ao outro também alegremente.Tempos que mudam,modos e comportamentos diversos:olha o que se pode aprender dentro de um trem!

No vagão cada passageiro pode se confrontar com uma síntese da vida cotidiana,do senso comum e dos modelos aprendídos da mídia.Existem as cabines privadas que se pode escolher em caso de trajetos mais demorados,onde o contato com as outras pessoas desconhecídas é menor.Cada um conforme as próprias possibilidades.

Pessoalmente gosto demais do que vejo em torno a minha pessoa e sei que estou sendo observada também.Já fiz amizades no Expresso Torino-Milão que perduram até hoje.Gente de cultura e origem tão diferentes da minha que jamais pensei um dia conhecer.Isto para mim é ser social, respeitando as regras de boa convivência em lugares públicos,procurando não invadir o espaço alheio,mas ao mesmo tempo procurando sair do ostracismo e individualismo que mortificam os nossos dias.

Bergilde
Enviado por Bergilde em 12/03/2013
Código do texto: T4184300
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.