A VOZ DA ALMA

Prof. Antônio de Oliveira

antonioliveira2011@live.com

Sim. Linguagem, voz da alma. Ou entidade que o valha. Como espírito, princípio vital. Pois não é que a alma tem espaço e voz? Mais fácil entender o que comumente chamamos de voz. Voz é o som ou o conjunto de sons emitidos pelo aparelho fonador. Em anatomia, aparelho fonador é o conjunto dos órgãos da fala, aliás, mais complexo do que se imagina, pois constituído de diversas partes, incluindo pulmões, brônquios e traqueia, órgãos respiratórios que fornecem a corrente de ar para a fonação; laringe, onde se localizam as cordas vocais, que produzem a energia sonora utilizada na fonação, e cavidades supralaríngeas, faringe, boca e fossas nasais, que funcionam como caixas de ressonância. Assim como a cavidade bucal varia de forma e volume, em cada pessoa, em função do movimento de órgãos ativos, sobretudo da língua, assim também a cavidade da alma.

Como em terra própria ou propriedade privada, alojam-se na alma e aí têm voz habitantes bondosos e malvados, esses, num desperdício de espaço tomado por ervas daninhas ou vírus. E tais habitantes têm nome próprio, registrado, masculino ou feminino: Arrogância, Corrupção, Insolência, Ódio, Omissão, Orgulho, Petulância; ou Amor, Compaixão, Humildade, Integridade, Simplicidade. Às vezes, nome por extenso, por exemplo: Capacidade de Doação. Conhecida é a expressão voz da consciência, como a depor no tribunal do remorso, bicho da consciência que morde e remorde, a zumbir no nosso ouvido. Dá o recado direitinho. E que recado!

Disse Jesus: A boca fala da abundância do coração. Do bom ou do mau tesouro do coração a gente extrai o bem ou o mal. O que contamina a pessoa não é o que entra pela boca, mas o que sai dela. Porque do coração derivam os maus pensamentos: mortes, adultérios, prostituição, roubos, falsos testemunhos, blasfêmias.

Sim. Há muita coisa escrita no nosso coração. E nem tudo a gente lê de dentro para fora. É que, por vezes, é também silenciosa a voz da alma.

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 12/03/2013
Código do texto: T4184294
Classificação de conteúdo: seguro