MISERICÓRDIA.

“Haverá juízo sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o julgamento.”

Mas o perdão para quem proceda pelo mal só o concede quem possa.

“De que aproveitará, irmãos, a alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? Acaso esta fé poderá salvá-lo?

Se a um irmão ou a uma irmã faltarem roupas e o alimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, mas não lhes der o necessário para o corpo, de que lhes aproveitará?”

Não é a palavra que traz a graça, mas a obra.

“Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma. Assim como o corpo sem a alma é morto, assim também a fé sem obras é morta.”

A insensibilidade é o túmulo da alma.

“De uma mesma boca procede a bênção e a maldição. Porventura lança uma fonte por uma mesma bica água doce e água amargosa? Acaso, meus irmãos, pode a figueira dar azeitonas ou a videira dar figos? Do mesmo modo a fonte de água salobra não pode dar água doce.”

A ordem natural impõe e impele a escolha.

“Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre com um bom proceder as suas obras repassadas de doçura e de sabedoria. Mas, se tendes no coração um ciúme amargo e gosto pelas contendas, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Esta não é a sabedoria que vem do alto, mas é uma sabedoria terrena, humana, diabólica. Onde houver ciúme e contenda, ali há também perturbação e toda espécie de vícios. A sabedoria, porém, que vem de cima, é primeiramente pura, depois

pacífica, condescendente, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, nem fingimento.”

Necessariamente da conduta nascida da Lei Moral - que vem de cima - consagra-se o caminho e o procedimento.

“O fruto da justiça semeia-se na paz para aqueles que praticam a paz. Donde vêm as lutas e as contendas entre vós? Não vêm elas de vossas paixões, que combatem em vossos membros?”

Não é difícil distinguir o certo e o errado, é dificílimo dirigir a vontade. São esses os rumos que tomou a humanidade no desejo e afã do personalismo, dividindo a irmandade, que querendo ou não faz a unidade por força da razão, diversamente do instinto. A racionalidade define a excelência do homem pelo pensamento.

EM ASPAS PARTES DA NOTÁVEL CARTA DE SÃO TIAGO, UM DOS MELHORES TEXTOS QUE JÁ ESCREVEU A HISTÓRIA DO HOMEM.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 11/03/2013
Código do texto: T4183596
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.