ENTRE O FRANCÊS E O LATIM

ENTRE O FRANCÊS E O LATIM

Para os quase 150 jovens que continha, pululando por salas e corredores, o local era bastante silencioso e até nas partidas de futebol o comportamento geral era quase o de santos. O Pe. Mário era o "Zico" da época, craque completo e o gorducho Pe. Mozart -- por coincidência professor de música e canto coral -- imbatível no pingpong, mesmo contra 2.

Na verdade, são poucas as boas lembranças que levei do Seminário: as anedotas do Vitório e Marieta -- espécie de Fernandinho & Ofélia dos anos 40/50 -- transmitidas para o pátio (por alto-falantes) durante o recreio e as partidas de pingpong. Só isso?, indagarão incrédulos.

A leitura dos clássicos durante o almoço aliviava a tensão, exceto para o escalado. Sofri horrores na semana em que meu nome apareceu na lista mas, devido à quantidade de seminaristas, isto só acontecia uma vez por ano. Como sabia de antemão quais páginas do "Quo Vadis" me caberiam, pude me preparar à contento. Entretanto a "platéia" só tinha olhos para a comida.

As excursões também eram ótimos momentos de descontração e os fins de noite, sábados e domingos, coroavam a semana. Era quando todos se reuniam para ouvir a narração de aventuras feitas pelo Pe. Domingos, o Superior na época. Extraídas de clássicos da literatura universal as estórias embalavam nossos melhores sonhos e nos levavam a países distantes e lugares exóticos, graças ao realismo com que o inesquecível Pe. Domingos as contava.

Tímido e reservado por natureza, eu não vivia feliz no Seminário. Tive só um amigo no 1* ano ginasial e me fiz de "protetor" de um japonesinho no ano seguinte, sempre que ele usava sua camisa com "velcro", isso em 1966... o colégio inteiro punha-se a"rasgá-la" e eu defendia como podia o garoto de 9 (eu disse nove!) anos. Como os pais sabiam que alguém com dez anos tinha vocação para ser... padre ?

Eu não era feliz por vários motivos: desde o colégio anterior meu pai viva devendo mensalidades, levando o passivo "no bico", mas havia pequenas despesas o ano todo -- com fotos, revistas, doces, viagens, etc -- com as quais eu não colaborava, ao contrário dos demais. Devido a um ferimento crônico na canela (que só curou no calor tropical carioca) eu não podia jogar bola e nem nadar na imensa piscina que ajudei a construir. Ademais, aquilo sujava lençóis aos montes, que eu saía carregando pelo dormitório inteiro até a lavanderia, toda manhã.

Não sei até que ponto a vivência "eclesiástica" me inclinou para as Letras, mas eu invejava os 2 jovens da minha classe que escreviam as "Efemérides do Seminário Menor", espécie de crônica publicada mensalmente na revista dos clérigos (de Curitiba), a "Entre Amigos".

Minha vida mudou quando conheci, num "cursinho" no Rio de 1969, o português bem-falante (Antônio?) PEREIRA, amante dos livros -- que passou a emprestar-me -- e com quem debatia até a madrugada sobre poetas e poesias. Através dele conheci o "Jardim da Saudade", de Sônia Barreto, sua mãe segundo ele. Jamais devolvi a obra que, emprestada aqui no Pará, também não me voltou às mãos. Já dizia o "provérbio"que "quem empresta, não presta!" Ele não sabe como (ainda) lamento !

Este belo livreto de 1955, da Editora A Noite, foi um marco divisor em minha vida. Felizmente copiei-o quase todo e trouxe comigo os rascunhos com poemas densos, brilhantes e sentimentais, pois pretendia repassar o volume ao seu dono. Algumas passagens ficaram gravadas na memória e serviriam de epitáfio numa lápide qualquer: "De saudade se vive,/ de saudade se morre./ Eu não quero morrer de saudade./ Eu quero viver / esta saudade imensa / que sinto de você!"

A partir deste "Jardim" mergulhei nas maravilhas da poesia, apaixonei-me por sonetos -- quando ninguém os tachava de coisa "demodèe" -- e acabei compositor, fazendo versos musicados às toneladas. Quanto ao Francês e ao Latim...ficaram para trás! Não havia franceses no Brasil para conversar e o latim o Papa "enterrou" logo em seguida... primeiro, nas missas e, depois, nos Seminários. "C'est la vie"!

NATO AZEVEDO

(OBS: lembranças dos tempos de escola, 1965/66, no Paraná)