Efeitos do Facebook
Detalhes de sua vida, que só deveriam ser conhecidos pela família, vizinhos ou amigos, caem nas redes sociais, chegando ao conhecimento daqueles que podem estar entre os inimigos. Eis aí o perigo de expor a sua privacidade. O instrumento que deveria ser utilizado apenas para ampliar a sua rede de relacionamentos, tão necessária no campo dos negócios, a chamada “network”, em inglês, a língua universal, pode transformar-se numa arma.
E o que deveria ser um facilitador pode tornar-se um complicador para quem não sabe utilizá-lo. Em casa, temos o cuidado de fechar as portas, para que o estranho não adentre sem a nossa permissão. Aqui, escancaramos as janelas para o mundo desconhecido, onde poder estar o astuto invasor.
Pelos casos que já tenho visto, deixo o alerta para que o usuário do Facebook não mostre ao mundo aquilo que não mostraria ao inimigo. Se a rede não é seleta, então não divulguemos o que pode ser uma fonte de informações perigosas para si próprio. “Não mostre para as raposas onde fica o poleiro de suas galinhas”.