Muita gente pensa que sabe alguma coisa baseada em suas experiências de vida.

Fui professora de Português na rede pública durante vinte anos. A maior parte desses anos de magistério, lecionei para o segundo ano do segundo grau. Um dos ensinamentos que procurei passar para meus alunos foi que a pessoa precisa adquirir conhecimentos para ser mais feliz. Eu lhes dizia isso e narrava algum fato que eu deixei de ser feliz por falta de conhecimento. Um desses fatos foi sobre uma peça de teatro acontecida na USP, na ECA. Não me lembro o nome da peça, só me lembro que tinha uma vaca. E como não me lembro o nome da peça, já tentei procurar no Google com vários nomes e até hoje não sei nada sobre ela. Após sair do teatro, senti bem angustiada por não entender a peça. Além desse fato, aconteceram outros, mas não vou narrar nessa crônica, para ela não ficar muito extensa.

Hoje não concordo com essa ideia de estudar para ser mais feliz, pois há pessoas que são bem felizes por outros motivos . Acho que praticar exercícios físicos também pode deixar uma pessoa bem feliz. Tenho uma amiga que é uma pessoa bem feliz, e me disse que nunca gostou de estudar, não fez nem o curso primário, porém a vida toda gostou de fazer ginástica.

Conclusão: para algumas pessoas estudar é necessário, por que elas ficam angustiada quando não entendem alguma coisa, mas isso não acontece com todos.

Embora minha ideia não estivesse totalmente certa, acho que foi boa para levar alguns de meus alunos estudarem mais, para conseguirem para passar no vestibular e fazer uma faculdade. Hoje quem não tem um curso superior, nem sempre conseguem trabalhar.