“ TRABALHO INFANTIL UM ABUSO DE SEMPRE “

Sempre escutamos falar por ai sobre os abusos que estão cometendo, no que diz respeito as crianças, ao trabalho infantil e a exploração de meninos e meninas em nosso País. Contudo, o que se faz, ate agora nada, fala-se muito no assunto, quando pegam alguém maltratando ou empregando algum menor num trabalho pesado. O que vejo ate o presente momento é que se faz muito pouco no sentido de tentar coibir ou proibir tais abusos que estão cometendo com as crianças, tirando o direito de se aprender a ler, a brincar e não ter nenhuma infância. O que estamos necessitando e querendo é que a lei seja cumprida sem restrição nenhuma, ou seja que o trabalho escravo e infantil seja proibido, e que os infratores sofram as penas das leis.

Mas o que penso e quero é que esta lei seja rigorosamente cumprida, e que não seja somente uma lei, e que as transgressões que são cometidas às escancaradas e a olho nu, seja aplicada e que os infratores sejam punidos rigorosamente.

A imprensa falada e escrita sempre nos mostra uma reportagem do abuso de crianças de apenas 3 ou 5 anos começando a trabalhar, executando muitas funções estas que seriam perigosas até para nos adultos. Parece absurdo, mas não é, é a realidade cura e nua que vem a tona através da imprensa, quebrando caroços de babaçus. Descascando mandioca ou ralando a mandioca para fazerem a farinha, trabalho este que uma criança executa com uma faca maior que ele na mão. Vendo isto pela TV fiquei com arrepios e ao mesmo tempo indignado com a frieza que o homem tem para poder se enriquecer.

O que vimos é que os responsáveis não se importam com a gravidade dos fatos, pois eles pensam e sabem que a lei nunca vai ser cumprida, pois quem deveriam ser os executores da Lei, simplesmente se omitem. Mas se eles intervierem terão prejuízos, não terão votos na próxima eleição, ninguém irá mais votar nele, terá o teu filme queimado.

Sabem por que eles não fazem nada porque os pais destes meninos que estão no trabalho forçado de um adulto, são os eleitores que lhe renderão os votos que ele tanto necessita, e não as crianças.

Esta vergonha em nosso País precisa ter um basta, é preciso que nos da Sociedade, juntamente com as organizações que existem e que protegem os menores mexamos, e que o povo pare apenas de ver apenas o teu próprio umbigo e que pelo menos este Legislativo de Fantoches faça alguma coisa para colocarem um ponto final em tais abusos.

Vamos olhar de agora em diante mais para a nossa cidade, vamos olhar para os abusos cometidos contra as crianças que são obrigadas por adultos, pelos teus pais, ou por quem seja lá o que for, a pedir esmola num sinal, a roubar para sobreviver, a se prostituir nas ruas de qualquer que seja a cidade grande ou pequena de nosso País, e que terminem em viciar em coisa pior ainda que sejam as drogas.

O trabalho infantil é algo muito sério e que precisa urgentemente ser fiscalizado para ser executado na idade adequada ao trabalho e que dentro de nossa Legislação e claro em condições que não provoquem tantos danos ao corpo físico e à alma de nossas crianças, o futuro que esta nascendo para alegrar este mundo.

Marcus Rios

Poeta Iunense - Acadêmico -

Membro Efetivo da Academia Iunense de Letras (AIL)

Embaixador da Paz

Poeta del Mundo

Membro do Portal Cen de Portugal

Membro dos Poetas e Escritores do Amor e da Paz

Membro do Mar das Letras

Membro do Beco dos Poetas

Membro do Recanto das Letras

Membro da Associação Internacional de Escritores e Artistas

AVSPE ( Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores )

Marcus Rios
Enviado por Marcus Rios em 10/03/2013
Código do texto: T4180507
Classificação de conteúdo: seguro