TIA E SOBRINHOS comemoravam o aniversário da avó e da mãe, EU.


Inesperadamente muitos compareceram, e foi ótimo
Tenho tres filhos,. Estes netos são filhos da minha primeira filha, meu primeiro amor. Ela se afastou e isto  é meio que um mistério que se pode dar várias significações.
Mas o encotro da minha segunda filha, que foi meu segundo amor, com os sobrinhos foi muito amor e chamego. Eles também não sabem porque é tão difícil se unirem, mas se adoram.

E nesta época ainda não tinha nascido meu neto mais novinho filho do meu filho mais novo. Que é meu encanto atual e razão de eu viver.

Meus tres  filhos nasceram de um pai avesso à vida. Serio, sizudo, malhumorado, de cara contraida, nunca ria, Nunca bebeu uma cerveja comigo.

Um dia, estávamos os dois sentados na beira da nossa cama e olhávamos para a parede em frente. Em silêncio. Era um momento sem significado. Estávamos ali parados, sem sentir nada pelo outro e nem por nada;.
De repente, meu braço se movimentou e dei o maior tapa estalado na cara dele. E voltrei à posição inicial meio pasma como tinha feito aquilo.
Ele por sua vez não deu a  menor manifestação a respeito.
 Estranho não é? Nada sei lhes dizer. Levantamos e passou.
Mas continuamos a viver o que vivíamos. Eu esquecera a engenharia pra lá, pois cuidar dos meus filhos era mais importante.
Um dia, inesperadamente o marido atacou a minha cabeça, estávamos sós na nossa grande sala, Eu esticava os meus braços tentando que seus braços e mãos não me atingissem e o mandava parar, o que não atendia. Chamei, gritei pela filha, esta da foto, que era uma adolescenten e a única pessoa em casa, que me acudisse. E ela veio e pai parou. O mal que a atingiu não posso dizer, não sei. Eu fui pro meu quarto, pra cama, telefonei p´ro meu irmão que viesse me salvar, eu não conseguia pensar. Sentí-me tão desrespeitada, ele me humilhou tanto, quase sucumbi. Mas no dia seguinte, uma amiga me arranjou um advogado e pedi uma separação letigiosa e o único intuito era eliminar a presença dele naquela casa onde vivemos 23 anos. Demorou mas foi embora. E uma mulher foi morar com ele, igualzinho a Nazareno do Chico Anisio e  com dois arcos ´roxos pintados a título de sombranceira.. Ficamos todos muito chocados.
Meu filho menor era novinho de uns nove ou dez anos, não viu nada,. só as minhas reações, Sentei com ele e expliquei que precisava fazer a separação. E continuamos a vida de ir pro CAp, aulas  em que os levava de carro e os buscava, No resto don tempo eu fazia ARTE.
Um dia, estavamos, era noitinha reunidos e conversando na sala, em paz, e apareceu o pai dirigindo~se para o meu filho: que a Nazareno mandara dizer que ele tinha de escolher ou era eles ou era ela. (Mas hoje vejo que eu devia ter coberto ele de pórrada e mandar ela embora e ele ia cuidar dos filhos dele... Fiquei muda, estática. Nãda falei só olhei espantada. Mas a minha filha gritou e zangou com o pai que ele não podia tratar o filho assim.. Meufilho sentiu muito mais do que eu possa supor zangou que ele não podia fazer aquilo com o filho dele e foi botando ele prafora de casa. E ele saiu e esqueceu os filhos. Os anos se passaram e eles não eram mais lembrados. Passaram a andar de ônibus. Não tínhamos mais queijos em casa.

Eu,comigoi fui melhorando. Mas eles não. Um amigo disse que os fllhos seguem o pai e acabam trabalhando e se dando bem. Eu voltei pra Engenharia e trabalhei de Perita Judicial. E nenhum de meus filhos muito amados não se deram bem na vida. A mais velha é advogada, passou em primero lugar, mas trabalha na parte administrativa da empresa.. A do meio foi pra Alemanha fazer doutorado . E o meu filho virou um homem lindo e foi fazer História, mas não sabe se dar valor, e conversasr com ele é uma delicia tal a sua cultura. O trabalho é insuficiente, mas o filho ele ama com todas as forças, faz tudo pór ele. .    Contei para um, homem importante que pensei ser amigo e fiquei cheia de esperança que ele ajudasse..
 Ele deu um NÂO, um recado na pag 146. do livro dele. Um capitulo desnecessario depois de ter lido um livro tão lindo, que ainda vou expor aqui, oportunamente. As pessoas se convencem de si mesmas e acham qua são espelho.Mas não são.

O Amor nos salva e dá sentido à vida.