PRECONCEITO ou Falta de Sensibilidade?

Eu tenho 57 anos de idade, sou um senhor sério e discreto, e, também, observador e sensível. Dias atrás, levei minha sobrinha para uma entrevista de seleção, numa Usina e BioEnergia localizada a 250 kms, aproximadamente, de onde moramos, candidata a uma vaga de psicóloga, no Departamento de RH. Minha sobrinha é uma jovem de 26 anos de idade, muito bonita e bem apresentada pessoalmente. No intervalo entre a entrevista propriamente dita e a aplicação de testes, minha sobrinha e a psicóloga entrevistadora aproximaram-se de mim para justificar a demora, bastante natural para a situação. Menos naturais foram as palavras da jovem entrevistadora: - “O senhor é o pai dela?”, ao que prontamente minha sobrinha interveio: “Não, ele é meu tio; meu pai não pode me acompanhar”. Retornando, em viagem, ela como psicóloga voltou ao assunto: “E se eu fosse o namorado dela, uma pessoa mais velha, e daí, qual o problema?”. Estaríamos os três numa saia justa. Deselegante para a sobrinha, lamentável para a entrevistadora e desagradável para mim. Sua colega de profissão cometera um deslize. Quer dizer, existe preconceito pela aí, pior quando demonstrado por alguém com formação na área de psicologia e de relacionamento interpessoal. Semelhante ao caso de uma obesa ser encaminhada ao atendimento em guichê prioritário, julgada grávida por um funcionário desatento ou insensível. Ainda que se diga que não somos preconceituosos, na prática não é bem assim. E não é preciso ir longe para que as situações se repitam. Há pouco mais de um ano, de passagem pela belíssima Ribeirão Preto, fui jantar com minha filha, uma linda moça de 28 anos, publicitária e empreendedora, pouco antes de ela se casar. Muitas e muitas pessoas nos olharam, ares de reprova ou inveja, prejulgando: “Esse coroa é cheio da grana, para namorar uma mocinha assim”. Em verdade, sou coroa, sim, mas não cheio de grana, e, mais, nunca namoraria uma mulher tão jovem. Da mesma forma que um rapaz musculoso, praticante de artes marciais mistas – MMA, quando em companhia de sua adorável mãe poderia ouvir (não ouviria porque é lutador, nesse exemplo): “Esse garotão vai arrancar toda a grana dessa mulher que não se enxerga”. Sensibilidade e bom senso, poucos têm. Preconceito, olhos ferinos e mentes maldosas são bem mais fáceis de serem encontrados. Duvida? Preste atenção! A próxima vítima poderá ser você.

magnodelaramadeira
Enviado por magnodelaramadeira em 06/03/2013
Reeditado em 07/03/2013
Código do texto: T4174983
Classificação de conteúdo: seguro