Lembranças

Tive um professor, de matemática, pescador viciado, talvez fosse também um grande mentiroso! Tinha um barco como os barcos dos índios americanos, embora de fibra eu via como couro de búfalos esticados formando a embarcação.

E eu me imaginava remando naquele barco com meu fictício amigo Tutanka Yutanka, com Búfallo Bill a nos perseguir!Que beleza ! Às vezes ia tomar aulas particulares gratuitas com ele, o grande Menocchi ( talvez grande louco, não sei...) me dava livros da Scippione para que eu me preparasse e pudesse encarar sua parábolas matemáticas...

Tive outro também, viciado em pedra! Espere: Nem todas as pedras se prestam ao mesmo fim! As pedras do professor Maurinho eram dolomitas, calcionitas, arenito basáltico, xistos betuminosos, antracitas, etc... etc... etc... Teve até a idéia de comprar um helicóptero para ajudar a roçar o pasto do sítio da família. E daria certo! Mas roçar pasto como? Ora... Voando de cabeça pra baixo, pensa no estrago que a hélice faria!

E aquela francesa “ da gema “ esposa do Chiquinho Mineiro? Sim! Madame Lizette! Me ensinava na casa dela, enquanto eu engraxava os sapatos do marido mentiroso que ela tinha.

Mentiroso por quê? Veja: Ele saia de manhã no seu trator Massey&Fergusson com um charuto aceso e queimando. No fim do dia voltava da lida com uma bituca de charuto, e nos dizia que demorava a queimar, era dos bons, Havana!

E, pacientemente madame Lizette dizia: - Je ne comprì monsieur Chicô, non prrecisa serr mentirrosso! E nas aulas ficava danada da vida com o desinteresse da gente e dizia : Vocês querrem sombrra, água frresca e sapato larrgo prra mexerr com dedinhos!

Boa Lizette... Ia ao cinema toda produzida, à francesa, cabelos lilás, a única capaz de tingi-los, assistir principalmente filmes de Alain Dèlon, Jean Paul Belmondô e outros compatriotas, mas foi assistir também os filmes alugados pelo professor Menocchi como “ Lawrence da Arábia” , depois por outro professor, a “ Viagem Fantástica” , aquele que a nave caminha pelo corpo humano, muito louco...

Até que tive que deixar pra traz meus caros professores e meus colegas e com saudades me despedir, Lá ficou meu colégio, que desenhei com carinho e pintei, nas aulas de desenho da Dona Ivany, e de tantos outros que deixei por lá mas ainda comigo estão...,

Paulo de Tarso
Enviado por Paulo de Tarso em 18/03/2007
Reeditado em 23/03/2007
Código do texto: T417485
Classificação de conteúdo: seguro