VIAGEM À SANTOS

Quando a foto que ilustra o texto, foi tirada, eu nem sonhava em nascer. Minha mãe nem se casara. Mas, posso sentir o que foram aqueles dias de férias na praia, para uma família que vivia em uma vila no interior, cercada por matas e rios, mas longe do mar.
Imagino quantos preparativos foram feitos, para a grande viagem, até a praia José Menino, local de veraneio da família. Nessa praia meu tio Genésio, irmão mais velho de minha avó Carmela, tinha um pequeno apartamento, que emprestava para todos os familiares.
Tempos mais tarde, em minha infância, conheci de perto, os preparativos que antecediam a longa espera para desfrutar de uma semana nas areias da praia. Na véspera da viagem, eu nem dormia direito, tamanha era a expectativa. Minha avó, também não, mas o motivo dela, eram os quitutes que preparava para o lanche da longa viagem. A cesta para o piquenique, que fazíamos dentro do trem, ia recheada com tortas doces e salgadas, Pastel e empadinha de palmito, bolo de fubá. 
Tudo era uma grande festa, parecia que íamos ficar um mês na Europa, e na realidade era só uma semana em Santos.
Me lembro, que adorava a viagem de trem, passar pelos túneis, me enchia de encantamento.
Cresci e esse tempo mágico ficou para trás. Algumas viagens com destinos bem mais distantes, tenho feito, posso dizer que por todas me encantei, pois amo viajar. Mas, o gosto daquelas férias simples, desfrutadas em família, não me sai da memória.

(Foto de meus familiares)

Lenapena
Enviado por Lenapena em 06/03/2013
Reeditado em 06/03/2013
Código do texto: T4174217
Classificação de conteúdo: seguro