DESAPEGO

Sentada na poltrona em minha varanda, olho direto para o meu jardim, ali vejo uma beleza sem fim. Borboletas de varios matizes resolveram aparecer, logo ao amanhecer. 
Os bem-te-vis cantores, ensaiam uma sinfonia nos galhos da goiabeira, que está repleta de goiabas vermelhas e maduras.
Sinto o silêncio do interior de minha casa, a pulsar, como se guardasse o eco de nossas conversas.
Atravesso cada cômodo, e de todos eles, tenho a visão da natureza, sempre gostei de janelas amplas, e sem cortinas. Pra que separar-me dos encantos da mãe natureza?
Percebo que um pouco de mim está impregnado em minha casa, mas tenho noção também, que tudo isso um dia (em breve ou não) deixarei, e que outros que a habitarem, impregnaram com suas vibrações esse espaço.
A escola chamada vida colocou em meu caminho muito cedo uma matéria bem difícil, de nome desapego. Logo entendi que tudo é impermanente, nada é para sempre. Não sei como tenho me saído nesse aprendizado. Pois, reconheço ser ele um dos mais difíceis de se conquistar.
Percebo, que há muitas formas de mascararmos o apego. Por vezes dizemos que zelamos, por aquilo que amamos, mas não somos apegados. Mas, o zelo é um aliado do amor, e amor verdadeiro liberta. Apego é um aliado da paixão, que aprisiona. Portanto, sentimentos bem distintos.
Quando amamos de fato, deixamos ir. Concedemos asas, e vibramos para que o voo seja equilibrado.
O grande Hermógenes disse: "APEGO SE VENCE COM RENÚNCIA".
Sinto-me muito bem em meu lar, amo muito a cada ente querido que o Criador colocou em meu caminho. Mas, posso dizer que tenho me esforçado ao longo de minha vida inteira, para me desvencilhar dos braços sufocantes do apego. Braços que numa primeira visão, podem parecer convidativos, mas que em verdade , são verdadeiros grilhões a nos limitar. 
Hoje, posso afirmar, que levo meu lar dentro de mim, para onde quer que eu vá, e onde ele estará localizado fisicamente, pouco me importa. Seja onde for, sei que logo as paredes, pisos e objetos, estarão mergulhados em minhas vibrações. 
Os entes queridos trago dentro de minha alma. 
A partir do momento que aceitei o convite que a vida me fez, para  excercitar o desepego, venho me sentindo cada dia um pouquinho mais liberta, livre de amarras.
Busco viver intensamente o hoje, sempre muito agradecida a Deus, pelas lições que tem me chegado, as muito difíceis que tenho vivido, agradeço em especial, pois, reconheço o quanto Ele confiou em minhas possibilidades de superação.
Gosto de estar em meu lar, sinto paz, harmonia nele. Mas,  hoje tenho certeza, que o construo em qualquer outro lugar que a vida me levar. 

(foto da autora)


Lenapena
Enviado por Lenapena em 05/03/2013
Reeditado em 05/03/2013
Código do texto: T4172334
Classificação de conteúdo: seguro