- Do lado esquerdo

"A boca fala do que está cheio o coração” este é um ditado judaico que nos explica quase um mundo inteiro de verdades das quais não temos tempo para ouvir, ditado esse, também, que só conheci depois de lê uma crônica de Rubem Alves.

Isso era o que nós deveríamos fazer, ficarmos atentos ao que a boca fala para então compreender o que o coração carrega sozinho. Ouço muitos dizerem que só quem realmente fala verdades são os olhos, ora, mas que egoísmo, o coração é grande demais para se expressar por uma única via, somos nós que devemos dar atenção ao que dizem olhos, boca, mãos e respiração.

E meu coração se encheu nesses últimos meses, está carregando tantas coisas que além da boca dizer, as mãos escrevem o que as pessoas não podem ouvir.

Disse a um amigo esses dias que consegui destruir o que ainda restava do meu coração, e isso soou de uma forma tão penosa que senti um tremendo vazio no lugar onde deveria estar um coração, mas segundo minhas palavras eu havia esmagado e jogado os cacos fora. Então lhes digo, isso é mentira.

Em todos os tipos de relacionamentos dedicamos ao outro nosso coração, e isso é o que podemos chamar de Amor. Não quero que o outro seja exclusivamente meu e nem que ele dedique sua vida e seus sorrisos somente a mim, eu o quero feliz. Eu o quero abraçando seus desejos, expectativas e sonhos, eu o quero bem. Não é isso que nossos pais fazem? Não é isso que uma mãe, repleta de angustias, sente ao ver um pedaço do seu coração partir?

Eu tenho um coração que se desmancha por outros corações. Tenho aqui comigo uma parte de cada um a quem eu dedico minhas alegrias e não peço nada em troca. Então o amor é isso: "quando nosso coração fica junto ao coração do outro".

E não adianta reclamar posse, de nada vale o coração se ele não está junto ao seu apenas porque deseja isso. Relacionamentos não são gaiolas e a gente teima em querer prender a quem não nasceu para ser preso, não deveríamos nem mesmo pensar numa possibilidade de manter uma pessoa ao nosso lado somente porque queremos.

Não sou a melhor do mundo em relacionamentos, mas se existe algo que aprendi, e que continuo aprendendo, é que relacionamentos exigem muito daquilo que somos e que pensamos que fazemos quando na verdade estamos fazendo o contrário.

Não dou conselhos, meus conselhos não seriam cabíveis nos relacionamentos alheios. Apenas desejo que as pessoas saibam cuidar de seus corações, e que aprendam como o coração das outras pessoas gostam de serem cuidados.

Meu coração se encheu outra vez, recuperei aquilo que eu dizia ter destruído, porque o amor reconstrói o que insistimos esmagar. O meu coração está junto ao coração daqueles que estão no lugar em que gostariam de estar, se estão junto ao meu não posso afirmar, mas que me fazem sorrir com os olhos isso sim, dou toda a certeza do mundo.

Lane Oliveira
Enviado por Lane Oliveira em 04/03/2013
Reeditado em 04/03/2013
Código do texto: T4171807
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.