IGNORÂNCIA.

“Por que não compreendemos o homem a Deus? Porque Deus é incompreensível. É verdade que Deus sabe de nós que nós ignoramos de nós, mas essa mesma ignorância nossa, não só parece que nos desculpa, mas nos livra de ser pecado o que não conhecemos como tal. Sem vontade não há culpa, sem conhecimento não há vontade. Não pecaram gravissimamente os judeus na morte de Cristo? E, contudo, diz São Pedro que eles e os seus Príncipes o fizeram ignorantemente. Se a ignorância os livrara do pecado, não tinham necessidade de perdão...Um pecado porque tiraram a vida ao Messias não conhecido, e outro pecado porque o não conheceram, tendo tanta obrigação como evidência para o conhecer. Há uns pecados que acabam em si mesmos; há outros que depois de acabados ainda duram em suas consequências”. Excertos dos SERMÕES DE PADRE VIEIRA.

Caminhamos para os dias da flagelação de Jesus. Pecar pela ignorância não escusa do erro; é assim em todos os códigos do mundo e das épocas.

A ignorância não só cega pelo desconhecimento como aniquila a possibilidade de caminhar esclarecido. A antiga aliança não esperava a chegada de um Homem aparentemente comum que se mostrou incomum, e os julgadores do Cristo, como enfoca o privilégio da inteligência de Vieira, foram ignorantes em não só desconhecer a singularidade gigantesca de ideias e dons do Messias, mas também, e principalmente, por terem obrigação evidenciada para conhecê-lo.São Paulo, um dos mais respeitados cultores das leis do antigo testamento, perseguidor dos cristãos, se curvou à Nova Aliança.

Não seriam fenômenos absurdos descritos no antigo testamento que trariam o Messias, QUE CONTINUA ABSURDAMENTE SENDO ESPERADO, com calendário em ano acima de cinco mil, mas a mensagem do amor incondicional e do desapego, ao que parece, o menor dom das terras em que nasceu, onde o apego material é fortíssimo em dominação e disputas.

Como dizia Vieira as consequências estão vigorando na ausência da paz e da terra prometida, e todo ano seu martírio e o pecado de sua condenação é lembrado, diante da mudez dos pecadores.

MAS ESTAVA ESCRITO.....

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 04/03/2013
Reeditado em 04/03/2013
Código do texto: T4170879
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.