MODESTO JARDIM
Em aulas de história e depois em alguns romances, eu havia tomado conhecimento da existência dele. O que li, despertou em mim o desejo de um dia conhecer aquela obra que durou séculos pra ser concluída.
Assim que me vi em solo Francês, minha vontade era ir conhecê-lo. Mas, ele, fica nos subúrbios de Paris, restou-me aguardar três dias, para matar meu desejo.
Na manhã do quarto dia que estávamos na cidade Luz, meu marido e eu, nos dirigimos para lá, e ao chegar meus olhos não sabiam o que olhar, tamanha era a beleza arquitetônica de sua construção. Depois de comprarmos as entradas, fomos visitar o interior do Palácio de Versalhes, e realmente a beleza e requinte do local, repleto de histórias e tradições, não me decepcionou.
Em cada novo cômodo que adentrava, ficava a imaginar, que não fora sem motivo que ele, foi um dos pavios que ateu fogo a Revolução Francesa.
O luxo que vi ali, realmente devia fazer um imenso contraste, com a pobreza em que vivia a maior parte do povo francês da época.
Em sua construção centenas de operários perderam a vida, devido as condições desumanas em que trabalhavam.
Mas, voltando ao meu encantamento por toda aquela obra de arte, que sem dúvida é o Palácio de Versalhes, enquanto passeava pelo seu interior, eu nem sequer podia imaginar o que me esperava, no seu exterior. Ao sair para conhecer os "Jardins do Palácio", meus olhos se perderam, naquele horizonte sem fim, de canteiros bem cuidados e floridos, fontes, caminhos, bosques. Realmente o exterior para a minha alma, que ama a natureza, ganhou do interior luxuoso.
Divaguei, passeando por trechos daquelas deslumbrantes paisagens, e fiquei imaginando, a famosa Maria Antonieta, desfrutando de todo aquele paraíso na terra. Porém, logo voltei do meu devaneio, pois, lembrei-me do seu trágico fim. E pensei, que prefiro passear pelo meu modesto, mas também bem cuidado jardim, a viver em Versalhes e ter o fim que a pobre Maria Antonieta teve.
(foto da autora: Palácio de Versalhes)