COISAS DA CIDADE MARAVILHOSA
Chato esse negócio de vender as coisas. Todo vendedor é cacete , vira e mexe ataca com a mesma cantilena e acaba ouvindo o que a profissão lhe custa : desaforos . Um pior do que o outro . Ainda assim , com a justiça a lhes dar aval , eu os detesto . Rezo para não cruzar com eles . Só que as rezas nem sempre afastam as assombrações e as minhas, desde a infância , nunca foram muito fáceis de assustar .
Fui cercada não por um mas por vários , a caminho do trabalho . Usei a minha habilidade com o basquete , fintei direitinho e escapei . Mas na hora do almoço , não teve jeito . Sem a menor dúvida , uma oportunidade de ouro porque a gente fica meio lerdo quando está fazendo a digestão . Sempre me sobrava um tempinho , aproveitei para ir dar uma olhada na livraria da esquina. Um homem se aproximou . Acho que tinha um acerto com o dono porque ficou o tempo inteiro me empurrando livros infantis . Talvez , eles não estivessem vendendo , pensei . Outra coisa que pareceu estar , digamos , fora de moda . Eu disse que procurava por ficção científica e ele , imediatamente ,desistiu.
Retornando para o escritório , uma mulher , na portaria . Purificadores de água . O bandido do porteiro entendeu de fazê-la subir junto comigo no elevador . E ela veio falando , falando . Eu já não agüentava mais , o andar não chegava . As portas se abriram no décimo terceiro e , no meio de uma ligeira confusão na entrada escapei , subindo as escadas às pressas. Ufa ! Livre como um passarinho .
Seis da tarde . A rua Sete de Setembro estava cheia , o calor e o horário de verão atacando . Mas eu estava sem pressa . Não tinha caminhado nem três quarteirões e vi os dois , cercando outra vítima . Fiquei curiosa , resolvi investigar a operação . Me aproximei , entrei num bar e escolhi uma mesa em frente à eles , pedi uma cerveja escura . Sabia que me arriscava a receber convites nada agradáveis naquele local , estando sozinha e bebendo . Queria me divertir um pouco . A mulher dizia que todos deveriam beber mais água , que inventaram um sistema confiável de purificação baseado em três camadas de minerais . O homem , que as crianças perdiam a infância muito cedo , que era preciso resgatar os valores infantis em nome de uma boa formação psicológica . O futuro comprador , já confuso , não sabia mais a quem dar atenção . Minha cerveja mal tinha saído da garrafa. Trinta minutos de falação e eu tinha a certeza de que o pobre imaginava Chapeuzinho Vermelho se afogando na floresta e Cinderela com epatite . Mas o efeito foi muito rápido , eles não venderam absolutamente nada . Então , foram-se dali . O homem enxugou a testa com um lenço , pediu mais um chopp . Respirava aliviado , notei .
A guerra pela sobrevivência é muito cruel , mesmo . Por quantas horas aqueles dois estiveram assim , perambulando nas ruas , tentando ganhar uns trocados ? Terminei a cerveja com um baita sentimento de culpa . E antes que um sujeito muito mal encarado achasse que a minha presença ali era um sinal verde para a sua investida, paguei a conta e saí . Quem sabe , menos radicalismo da próxima vez . Quem sabe .