África
Uma pesquisa recente aponta que a obesidade esta matando mais que a fome, obviamente que esta pesquisa tem olhos focados a uma dada região, pois dando vistas ao País África e a miséria nele existente, “balançamos”, e vemos que lá ocorre o contrário. Balançamos, nos sentimos impotentes frente a tantos problemas. Balançamos por não poder fazer nada, ou por poder fazer muito pouco. Balançamos frente aos contrastes existentes num País que exporta diamantes e ao mesmo tempo vemos milhares de pessoas mergulhadas na pobreza, com vidas ofuscadas, sem brilho, sem expectativa e a mercê da miséria.
África, um país pulsante, prato cheio das diversidades étnicas, rico em cultura, um livro aberto recheado de capítulos. Mas que nutre taxas altas de analfabetismo, baixa expectativa de vida, o que a torna o continente mais pobre do mundo e o subdesenvolvimento faz morada. Detém grandes reservas minerais, destacando-se o ouro e os diamantes.Mesmo assim, grande parte do povoado é refém da miséria, da falta oportunidade.
Crianças com olhar solto ao mundo rodeadas de cenas cruéis são vítimas da fome gritante, que ceifa milhares de vidas a todo ano.Longe da escola são expostos em locais insalubres.Não vivem, sobrevivem, não sabem a fase que estão a percorrer. Distante denominamos elas como crianças, mas de perto elas nem sabem a fase que esta a perfazer.
Há outros lugares cuja miséria se faz presente, todavia o problema não é tão “aglomerado” quanto na África. A pobreza não é de hoje, ela data de muito, é preciso remontar à época da colonização. O produto do agricultor foi se desvalorizando. A devastação das paisagens africanas cresceu de forma demasiada. A fome dividade por animais e humanos. O crescimento populacional. Os baixos investimentos e o custo da mão-de-obra - cuja produção é destinada a abastecer o mercado externo, tudo contribui desfavoravelmente. A população urge por condições dignas de vida, o grito já está acanhado, preso na garganta.
As campanhas estão lançadas, SOS ÁFRICA, muitos países ajudam a amenizar o problema. Muitas colaborações chegam, umas ficam pelo caminho e outras tantas não saem do lugar.A corrupção abraça a solidariedade de modo vergonhoso e cruel!
Na África, quanta pobreza. No mundo, quanta ganância, quanto egoísmo. Na África, tantos olhos atentos, buscando ver no preto e branco o colorido. No mundo, muitos com capacidade de ver, mas poucos com a capacidade de enxergar a dor alheia.