HERÓI. SALVAÇÃO.CRISTO.

O herói não pensa em si, rasga sua pele ao vento para ser ouvido ao longe e entrega-se à tortura por suas ideias, mesmo assim não é o salvacionista falso das palavras fáceis conhecidas da história. É necessário estar preparado e limpo em consciência para entender e receber esse heroísmo. O “de onde viemos para onde vamos”, eterna indagação mística enfrentada por mentes privilegiadas nunca cessará, ainda que a fé seja mais forte que a Cruz. Não há encontro entre personagens que ainda não se encontraram, pura ilogicidade. O fim da existência material, único termo que abre a possibilidade do encontro, porta da eternidade, mesmo que metamorfose de matéria, se plasma na fé e se dilui no questionamento. A construção dos pensamentos é fruto da reflexão que gera o debate incontido e vaidoso que a fé não faz cessar. Bento XVI, como exemplo recente, é mais um salvador que tenta restaurar a dignidade humana, o amor incondicional ensinado pelo maior de todos os heróis, Cristo.

-------------------------------------------------------------------------------------

"Mais que um herói, um salvador.

Estai também vós preparados porque o Filho do homem

virá numa hora em que menos pensardes.

Evangelho de S. Mateus, cap. 24, vers. 44.

A meditação

cenário está instalado e os diálogos repassados. As estrelas do céu brilham como incontáveis filhos de Deus. O Espírito Santo voa sobre toda a extensão do mundo.

Todos os projetores estão voltados para o céu. Como um só corpo, eis-nos frente às portas do Reino. O Salvador que esperamos está para surgir.

Deus quer preparar este encontro. Ele nos faz passar por um caminho de fé que confere cor e relevo a cada uma de nossas biografias. Ele nos deixa saborear esta felicidade de refazer o mundo com um amigo na esperança do amanhã garantido. Ele nos confia sua Palavra, a fonte da vida que quer nos ofertar. Deus está pronto a responder todas as perguntas que cruzam em nossas vidas. Pois o amor que tem por cada um de nós pode suportar contradições e fracassos.

Já ouvimos, Jesus nos formulou a pergunta: “O que queres que te faça?” Como Filho do Pai, ele não pode esquecer sua palavra. Ele realizará a esperança que nosso coração murmura incessantemente: “Que eu te veja, meu Deus!” Então é pelo fim que tudo se inicia? Somos os autores de nossa história com Deus. Se pela fé conhecemos o fim, ela não é, no entanto, escrita de antemão. Ninguém conhece nem o dia nem a hora da vinda do Filho do homem. Devemos estar preparados, pois esta história já começa agora. Nossa esperança não espera!"

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 02/03/2013
Reeditado em 02/03/2013
Código do texto: T4167490
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.