Istambul e seus tapetes

Istambul é um dos lugares mais fascinantes para comprar tapetes. Grandes ou pequenas, as lojas são localizadas em becos, mercados públicos e em shoppings sofisticados. Qualidade, desenho e preço variam tanto como os locais de venda. As opções são múltiplas: hereke e kayseris da Turquia, pilhas de tapetes persas; bokharas e khotans do Turquemenistão.

Bem treinadas pontas das unhas, acariciando o avesso dos tapetes. Explicações eloquentes sobre os desenhos, cores, e histórias. Gestos dramáticos. Olhares penetrantes cheios de súplica e ensaiada sinceridade antecedem a oferta. Café turco servido em pequenas taças sugerindo uma aparente falta de pressa em concluir a transação, gesto desinteressado. Repetindo palavras de louvor e suspiros de admiração enquanto auxiliares formam pilhas de tapetes. Sentimo-nos sonolentos com o ritmo contínuo e o aroma do café. O ambiente nos mesmeriza. Éramos os primeiros clientes do dia, nos oferecem um tapete hereke. Preço irrecusável. Contraproposta feita e aceita. Partimos felizes com o nosso excesso de bagagem.

Cercada de edifícios magistrais do Império Otomano, Istambul e a magia dos seus tapetes. As palavras de Orhan Pamuk nos transportam a uma visão maravilhosa do Bósforo, apetitosamente turca. ¨[...] Impelido por suas fortes correntezas, revigorado pelos ares marinhos que não guardam nenhum vestígio da sujeira, fumaça e do barulho da cidade movimentada que o cerca, o viajante começa a sentir que, a despeito de tudo, aquele ainda é um lugar onde ele pode gozar a solidão e encontrar a liberdade [...]¨.

Tentar comprar um tapete como investimento, é geralmente um erro. Escolha se gostar do desenho e das cores, se o preço for dentro de seu orçamento e se couber naquele lugarzinho da sua casa. Mas a melhor regra é não solicitar uma avaliação profissional depois de comprado, pode decepcionar-se. O valor afetivo nos remete aos contos das Mil e uma Noites. E sempre trará boas memórias e um pouco da magia de Istambul para dentro da sua vida.

Palmarí de Lucena é membro da União Brasileira de Escritores

Blog: http://palmarinaestrada.blogspot.com