DIFERENÇAS E IGUALDADE

Não existe rico, pobre, branco, preto, bonito, feio, cético, religioso, culto ou ignorante; o que existe mesmo é um “ser humano”.

Ser humano este, capaz de construir um avião com mais de 600 toneladas e fazê-lo voar na mais alta altura; capaz de impressionar com as mais variadas e complexas invenções; resolver cálculos matemáticos, em fim, o ser humano realmente impressiona por sua inteligência e habilidades e, é diferenciado por elas, pela posição social, status, cor, instrução, crença, etc. No entanto, há momentos na vida existencial desse ser humano, que essas diferenças passam a não existir. Todos são colocados no mesmo patamar, no mesmo estado de fragilidade, na mesma luta, a luta pela sobrevivência.

Os que se acham fortes, acima dos outros, intocáveis, rastejam como vermes implorando a vida, implorando uma segunda chance. Os menos favorecidos também imploram por esta chance, chance de sobreviver, de continuar existindo mesmo tendo uma vida sem regalias e favorecimentos.

Quer ter certeza disto? Então vá a um hospital de câncer de sua região ou cidade e passe o dia lá cuidando de alguém ou simplesmente por curiosidade. Você acha que é rico por ter muito dinheiro? Está enganado! Você é rico porque tem saúde para desfrutar das maravilhas que a vida lhe oferece.

Não há como negar, pois nós sabemos que as diferenças realmente existem: classe social a, b, c, d; raças, cor da pele, grau de instrução, profissão, crenças e tantas outras coisas. Porém, essas diferenças são na verdade, supérfluas, banais, pois há situações em que a vida coloca todos frente a frente, na mesma realidade e com o mesmo desejo, o de continuar existindo, tornando as diferenças em igualdade. Sabemos ainda, que no final, não há como fugir, todos tornam-se pó, indo para o mesmo lugar, o nada, onde tudo começou.

Josildo S Neves