Missão Cumprida
A conquista de um amigo e uma vitória em meio ao tiroteio das relações humanas. Interesse todos tem, entretanto o ouvir sincero e atento, o afago demorado e acolhedor, estes não encontramos em qualquer esquina e tampouco a qualquer preço. E como se quem criou tudo isso tivesse errado a mão e nos feito com apenas 25% do total original, percebido tal equivoco supriu essas lacunas com pedaços espalhados e conquistados durante a vida para o, enfim, conforto espiritual.
25% direciona-se a família e este seria o mais facilitado dos pedaços ofertados na prateleira, doado segundos iniciais da vida e, se bem administrado, uma companhia permanente. Os outros 25% perderam-se na multidão, procura-se nas lanchonetes, nas salas de aula, nas festas e ate nos becos da vida, já que para alguns essa parcela e dominadora e propensa a uma “rapidinha”, como dizem as mas línguas. Estamos falando do Amor, enquanto uns, desesperadamente, clamam por Afrodite outros incorporam Diana e caçam o Amor como coelho fugaz.
Equivoco dos mais antigos e “meter” uma laranja ou, pelo menos, metade desta nos acalorados debates travados, esse tipo de Amor não e tudo e nem metade desse tudo, ainda temos 75% de trabalho braçal.
O mais esquecido e a parcela destinada à busca do coletivo, da unidade. Nesse fragmento, a labuta duplica e se realizado bem feito os resultados ecoam por décadas e podem facilitar os demais segmentos. Mudamos uma praça, uma casa, uma rua, um governo, uma nação, se os meios forem limpos e a intencionalidade verdadeira e nobre, ditadas pela anotação do chefe.
Os 25% finais são a extensão do parágrafo anterior, a amizade e similar ao “nosso” estádio Mangueirão em partida final de campeonato entre remo e paisandu, quanto, finalmente, decidimos abrir as porteiras e uma desorganização geral, tem gente vindo de sabe Deus onde, estádio lotado e portões de estrutura ameaçada, uns se aproveitam do momento e pulam a cerca, outros se machucam, uns tem pressa, o atraso e constante e ainda aparecem os “carinhas” da autopromoção.
Se ficarmos quietos nos jogam cerveja e não contentes lançam a lata também, talvez essa seja a amizade mais dolorosa. No final de tudo você sai com os 25% fragmentados, pois ira aparecer o amigo da farra, o psicólogo, o problemático, o tarado, o machista, todos embebidos de verdades, teorias e afagos, uns consistentes, outros desligados, porem todos com um ar de seleção, de destino marcado.
Ao final da trajetória da cartilha, completado os pontinhos e a porcentagem majestosamente alcançada, admiramos nos flashes pré-morte o dever cumprido, o significado real da vida e sua importância espiritualmente aceita pela comissão de São Pedro.