NOTÚRNIAS-5/ DIVAGAÇÕES

A madrugada é mesmo para sonhadores.Dormindo ou acordado,a gente sonha na madrugada. E fui no embalo da quietude,ouvindo músicas.. Moon River da minha juventude,das coisas fáceis,pois,quando se é jovem,as coisas tornam-se mais saborosas.Moon River mostra a jovem interiorana que veio tentar o mundo na capital,na cidade grande,como Midnight Cowboy,onde o caipira tenta a sorte na loucura da metrópole.Até parece eu...há anos...Moon River nos remeteu aos tempos do Cine Aparecida(para mim Cinema Paradiso) onde eu ficava ajudando o homem da máquina quentíssima a passa os rolos de celulóide.Era um perigo! Olhava pelos buracos abertos na parede e via o auditório e a tela.Olhava pela parede do lado e via a sala da casa da minha paixão de adolescente.Até o dia em que fui embora para nunca mais.Igual ao Cinema Paradiso.A Arte imita a Vida. Days Of Wine And Roses lembrou o tempo das bonanças.Henry Mancini sabia traduzir para a música o contexto do filme. Breakfast At Tiffanny*s salienta bem o descompromisso com tudo e o *Laisser Vivre*.Lembro-me da cena do caipirão de Midnight Cowboy tentando ser o galâ e comer todas as mulheres.*Eu não posso ver seus olhos apenas a sombra dos seus rostos*-diz a canção. E foi assim mesmo o início da vida em SP.A gente não enxergava ninguém,apenas corria para se salvar. Ouvindo a orquestra de Jackie Gleason executando a música Laura,fugi no tempo e no espaço,aos meus 15/16 anos.A gente pode imaginar,mas ninguém sabe o amanhâ. E fui-me com a música pela estrada afora,como Chapeuzinho vermelho,até encontrar Tony Bennett cantando The Way You Look Tonight. Magnífico!!! É a canção que todo homem deveria cantar para uma mulher-*O Jeito Que Você Está Esta Noite.* * Não Importa Seu Jeito,Você Está Linda!* E aí por diante...O cinema e a música misturam o Sonho e a Realidade.Cinema Paradiso parece retratar um pouco da minha vida,alguns pedaços indeléveis. As brincadeiras de criança;a paixão de adolescente e o separar-me de tudo e de todos.A música deste filme me faz chorar toda vez que a ouço.Cinema Paradiso;rios da minha infância;sonhos da juventude;inquietudes da idade. Charles Aznavour veio completar o ramalhete de lembranças com Yesterday When I Was Young. Tudo se revirou pelo avesso. Midnight Cowboy era o retrato de uma trajetória: O caipira querendo abraçar a cidade grande.Quanta audácia,quanta coragem!!! E tentei...Evadi-me pelas delícias e facilidades e fui erodido pelas monções do tempo.Uma tremenda ressaca do mar de minha vida transformou-me no ser em que me encontro hoje. * For Once In My Life* com Tony Bennett,me fez compreender a necessidade das pessoas;necessidades de afeto;de querer alguém que as ouça;de carinho;aconchego;silêncio falado com os olhos;um toque das mãos;um sorriso. *The Shadow Of Your Smile* veio coroar as paixões que tive. E a Vida é assim... *Tudo vale a pena se a alma não é pequena* dizia F.Pessoa. Sorri...chorei...abracei...sofri...me alegrei...alegrei pessoas...e vou pela Vida afora como Chapeuzinho Vermelho,em busca da minha vovozinha,esperando que nenhum Lobo Mau me devore. Fiquem na Paz!

Chico Chicão
Enviado por Chico Chicão em 25/02/2013
Reeditado em 22/07/2013
Código do texto: T4159731
Classificação de conteúdo: seguro