Dilma... Carta aberta - I
Dilma*... Carta aberta I
Apresento-me: Sou Nandú, praiano da Praia de Itapoã – Vila Velha –ES.
Valho-me do talento de escriba de um dileto amigo, parceiro e crédulo ouvinte dos meus irreverentes “causos” que lhe conto, para escrever estas mal traçadas linhas.
Tenho assistido nas TVs, visto nos jornais e revistas suas imagens e fotos. Chamam-me a atenção os seus olhos – ah, como os observo! -, negros e brilhantes que demonstram inteligência, tenacidade, determinação, honestidade, mas também tristeza. Senhora Poe que?
Permita-me tratá-la informal e coloquialmente, bem como também ao Presidente Lula. Este o acompanho desde quando então metalúrgico em 1977. A Senhora, nestes últimos 7 anos.
A Senhora esquisita? Não, determinada!
Tenho absoluta convicção de que o Presidente Lula acertou em cheio ao escolhê-la para a sua sucessão, como candidata do PT à Presidência da República no ano que vem.
“Um rosto novo, sem longas barbas e bigodes, para abrigar na “nova” moldura, num novo porta retrato”, que certamente mostrará a imagem de um Brasil novo, renovado, de coração feminino, materno.
Que o coração feminino, sensível, maternal se alie às qualidades percebidas no seu olhar triste, porém, determinado; dócil, porém, objetivo; sereno e generoso, porém, focado nas nossas mais urgentes prioridades, façam a diferença. A diferença para melhor.
Não se iluda e não se deixe levar pela fácil cantoria dos bajuladores/companheiros (aventureiros) de última hora. Muitos lobos travestidos de cordeirinhos brancos que certamente se aproximarão para tentarem escutar a doce voz da “pastora” (pastoreira do redil). Não se apequenes! O Brasil é maior do que todos nós!
Não modifique o seu “Eu” em atenção aos marqueteiros.
Seja a Senhora!
Nos debates durante a campanha, atenção: Não caia nas mesmices das armadilhas do ódio, do rancor, do revanchismo, do negativismo, da pobre soberba elitizada deles, ao insistirem no falido discurso de que tudo o que o governo vem fazendo é cópia do governo FHC.
Seja sempre otimista, alegre e feliz. Os brasileiros somos sempre alegres, generosos; cultivamos a esperança e utopias. Veja só o caso do Flamengo. Ganhou o hexacampeonato brasileiro contra todas as expectativas... O máximo!
Adote a trajetória da perseverança... Uma Senhora correndo por fora ( contra todas as expectativas ). Uma timoneira cara nova, diferente... Xô preconceito!
Seja a Senhora!
Nas suas decisões lembre-se sempre do seu coração. Que seu plano de governo, seja o plano do povo, da turminha do andar de baixo!
Continue contemplando o Social, o Humano ( que é investimento! )... Continue com mais determinação ainda, com as políticas do Governo Lula. Uma correçãozinha aqui, outra acolá, mas sempre na mesma direção.
Lembre-se de que nós precisamos de coisas simples que não custa muito dinheiro: Educação e Saúde, esse binômio é a maior das nossas demandas; Trabalho e Segurança, fecham o ciclo das nossas maiores aspirações.
Tudo mais virão por si.
Nada de projetos faraônicos. Pés no chão, no chão factível das realidades brasileiras.
Lembre-se também da mãe Terra. Ela está agonizando!
Seja a Senhora!
Prepare-se! As aves de rapina, a Senhora as conhece bem, tentarão pelos seus afiados bicos, arrancarem-lhe nacos de sua carne, tantos até aos ossos.
Sangrarás!
Mas que os afiados e enormes bicos de emplumadas e multicoloridas aves, não atinjam o seu coração.
Preserve-o!
Seja a Senhora!
Dá-lhes guerreira... ( guerrilheira?).
BNandú dez/2009