O NOVO PAPA


 
Já fui a Roma. Estive no Vaticano, andei pela praça São Pedro, visitei a mais importante Basílica do mundo. Pude admirar as pinturas de Michelangelo, assim como a impressionante escultura La Pietà, que depois de atacada por um louco foi recuperada e passou a ser protegida atrás de vidros. Vi os soldados da Guarda Suíça, ao lado dos quais inúmeros turistas querem tirar fotos por causa do seu belo e intrigante uniforme. Mas não vi o Papa, não era a hora em que ele aparecia na janela para dar a bênção ao povo apinhado lá embaixo. No entanto, tive a oportunidade de presenciar uma missa rezada por Paulo VI em Castel Gandolfo, a residência de verão dos Pontífices. Depois de lido o evangelho, o Papa fez um pequeno sermão em latim. Em seguida, repetiu as mesmas palavras em italiano, francês, inglês, alemão, espanhol e português, o que deixou ainda mais emocionada a multidão de fiéis ali presente. Mesmo depois de tanto tempo passado, ainda me lembro daquele dia com muita emoção.

A este Papa sucederam-se João XXIII, João Paulo I, João Paulo II e Bento XVI, que em breve deverá se retirar. E agora fico pensando será que um dia, se eu voltar a Roma, terei a chance de ver o novo Papa?...






(*) imagem google