Perguntou o quê mesmo?

Você conhece teus defeitos? Sabe quais são de fato?

Te incomoda ser assim? Os assumiria?

Falemos dos meus, dos seus, dos nossos então.

Vamos lá:

Algumas pessoas que respondem à pergunta “Qual é o seu principal defeito?” falam que são muito ingênuas.

- "Penso demais nos outros, sabe? Esqueço de mim mesmo, faço tudo por quem está à minha volta."

Ora, mas isso não é defeito. E nem VERDADE, diga-se de passagem. Se fosse, com certeza absoluta seriam raras as brigas em fila de banco, os divórcios, as discussões com a operadora de celular. Se a maioria das pessoas realmente fosse desse teor de pureza, nem filas haveria. Setenta por cento da fila cederiam o seu lugar à próxima e à próxima e à próxima pessoa. Haveria uma harmonia imensa no mundo. Tão imensa que chegaria a ser enjoada. E não é isso que acontece. Pelo contrário, estamos temperadíssimos com mau humor e má vontade.

Algumas outras dizem que o seu pior defeito é ser perfeccionista. Péra lá. Esse defeito só é aceito em uma roda de cadeiras, com gente engravatada disputando uma vaga de trabalho. "O meu maior problema é que sou detalhista, exigente, gosto de perfeição" a vaga é sua então. Fora essa situação, é impossível que o perfeccionismo seja realmente a pior coisa que uma pessoa tem para confessar. Não é?

Algumas outras se dividem entre pequenos defeitos, quase que bons, de tão charmosos. Ansiosos, impulsivos, ciumentos, preguiçosos, bagunceiros e esquecidos brotam repentinamente, se aproveitando desses defeitinhos para não falarem dos defeitões. Porque esses, apesar de defeitos, não podem ser considerados como o maior problema de alguém. Fala sério.

Outras tantas desconversam. Dizem que são muitos, inesgotáveis. Entre essas pessoas, com certeza existem os sinceros, vítimas da crise da autoconfiança. Devem também haver os cínicos, que tentam este caminho para desconversar e os indecisos. Que realmente não conseguem apontar um principal problema em sua própria personalidade, e talvez seja exatamente a indecisão o pior defeito nesse caso. Bingo!

Poucas assumem. Pouquíssimas dos que respondem a essa pergunta encaram os gigantes - Tão temidos, tão difíceis, tão destruidores. Estou falando do Orgulho, do Egoísmo, da Raiva, da Inveja, e outros maiúsculos desse gênero. São eles os difíceis de serem falados, mais difíceis ainda de serem ouvidos e dificílimos de serem assumidos.

Bom domingo á todos.

Cris Souza Pereira
Enviado por Cris Souza Pereira em 24/02/2013
Código do texto: T4157156
Classificação de conteúdo: seguro