QUEM É HERÓI?

Herói são todos que com sacrifício enfrentam a vida anonimamente, sem pisar nas areias movediças das incorreções, sem macular a boa vontade que deve existir entre os humanos, trabalhando com os sacrifícios do corpo para trazer o pão de cada dia que alimenta sua família e de alguma forma faz unir a sociedade pelo labor ininterrupto, que não amaldiçoa seu destino, mas louva o que se lhe dá, que não culpa uma desventura da sorte, mas agradece a provisão do dia a dia.

Os heróis das dominações e sanha da conquista salvacionista são sempre pecadores na condução da humanidade. São raras as exceções, sempre imoladas, dos que perseguiram a liberdade de escolha sem imposições, como o próprio Cristo. Os falsos heróis se dirigiram ao ponto pretendido de galvanizarem uma verdade exclusiva, nunca a feitura da verdadeira justiça que desconhece a ambição, o poder e a vontade de celebrizar-se.

-------------------------------------------------------------------------------------

“Jesus, um herói diferente dos outros.

E eis que falavam com ele dois personagens: eram Moisés e Elias, que apareceram

envoltos em glória, e falavam da morte dele, que se havia de cumprir em Jerusalém.

Evangelho de S. Lucas, cap. 9, vers. 30-31.

A meditação

Quando eu crescer, serei um herói, farei todo mundo feliz, curarei todos os

doentes e estabelecerei a justiça e a paz no mundo inteiro!”

Reconheçamos, quando uma criança exprime seus sonhos, isso nos faz

sorrir. Quando o super-herói de uma produção cinematográfica com efeitos especiais se liberta é bastante divertido. Enfim, se um verdadeiro herói pudesse se mostrar, ficaríamos felizes e aliviados apesar de tudo!

Tal espera por um herói não é de hoje. Os discípulos de Jesus estavam na mesma situação que nós. Eles, no entanto, tinham boas razões para acreditar que Jesus era aquele que esperavam. Em sua transfiguração, ei-lo envolvido em trajes fulgurantes de luz e falando com duas grandes figuras ancestrais da história de Israel: Moisés e Elias. Cena mítica em que Deus lança efeitos sobrenaturais.

Então por que os discípulos que viram Jesus transfigurado “tinham-se deixado vencer pelo sono”? (Lucas, 9,32).”

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 24/02/2013
Reeditado em 24/02/2013
Código do texto: T4157145
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.