A FÉ NÃO PRECISA DA IGREJA,

A fé não precisa da Igreja, a igreja precisa da fé. Ninguém vive sem alimento como a igreja não vive sem fieis, sem fé, portanto. A interdependência é histórica. Uma decorre do espirito a outra da formalização institucional.Quando os primeiros cristãos eram martirizados por Cristo não havia Igreja, mas fé como nunca houve.

Ela, a Igreja, surgiu pela fé na Nova Aliança, com o Messias recusado pelo seu próprio povo, e caminha ainda que com tropeços pela fé em conquistar a verdade. E pela autenticidade enraizada na fé daqueles que a ela se dedicam, como agora Bento XVI exorta, para que a vilania e a falta de fé não divida mais a igreja do que está dividida.

A disciplina está em observar a Lei Moral e combater no seio da Igreja os pecados capitais, é assim que se ama a verdade que decorre do conhecimento e da sabedoria no exercício da fé.

É preciso repreender a instituição para que sua ruína não arruíne a fé dos que creem verdadeiramente, não manchando princípios nem votos clericais, enlameando os hábitos sagrados. Melhor deles se distanciarem.

Quando o sucessor de Pedro, o Papa Bento XVI critica a Igreja para restaurá-la, quem ousa levantar a voz contra a crítica buscada PELA FÉ?

A salvação está distante da incúria do entendimento e da primariedade da compreensão. Só o anjo negro abastecido pela insciência provida pela desrazão desconhece a fé que critica para enaltecer o corpo, e afastar a raiz que apodrece.

Que se calem os impróprios para não coonestarem comissivamente com a omissão que se alastra.

------------------------------------------------------------------------------

"A estratégia do descompromisso

Um filho sábio ama a disciplina, mas o incorrigível não aceita repreensões.

Livro dos Provérbios, cap. 13, vers. 1.

A meditação

Estou farto dessa Igreja sempre a dar lições. E, além disso, posso muito bem

rezar sozinho. Está decidido, daqui em diante ficarei em minha casa no domingo de manhã.

O padre não diz nada. Aproxima-se da chaminé, pega com a pinça uma brasa

incandescente que coloca fora da lareira. Em silêncio, ele contempla o pedaço de madeira que de flamejante se torna progressivamente cinzento, depois escurece.

– Entendi. Ainda farei um esforço!

Geralmente a tentação de criticar a Igreja se apossa de nós a ponto de se pensar que não temos nenhuma necessidade dela para viver nossa fé.

De fato, a Igreja pode parecer por vezes pesada, mas esse peso tão humano que diminui sua caminhada divina é também o que me permite não me afastar dela.

Que lugar me sobraria, de fato, em uma assembleia que já obteve a santidade? Essa instituição frágil que gosto de criticar é na realidade o centro que me mantém e me dá forças para avançar, como já experimento nesse retiro.

Contra a tentação da crítica fácil, tomemos consciência durante esta Quaresma da importância da comunidade à qual pertencemos. Mensuremos mais ainda que o que falta à Igreja é antes de tudo nosso próprio compromisso. Não olhemos mais o barco afrontar solitário a tempestade ficando no cais, mas subamos na barca.

Deus está na cana do leme e tem necessidade de cada um de nós.

– O que queres que te faça?

– Dai-me a força para me comprometer na vida de minha comunidade."

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 23/02/2013
Reeditado em 03/12/2013
Código do texto: T4156194
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.