FOGÃO À LENHA
FOGÃO À LENHA
O Fogão a lenha tornou-se um símbolo nas casas das fazendas e até mesmo em algumas casas da cidade, sendo um componente principal da cozinha. O fogão a lenha era complementado com belas panelas de ferro e que são guardadas até nos dias de hoje como relíquias.
As panelas, os caldeirões de ferro são os responsáveis pelo sabor inigualável da comida. Todos os casarões, casas e casebres tinha um fogão a lenha e a qualquer hora do dia e da noite o fogo permanece coberto entre cinzas, prontos para reacender novamente.
Qualquer hora a fumaça que sai pela chaminé indica que tem fogo aceso e que tem franguinho na panela. Essa rotina na vida dos caipiras é responsável pelas rodas de conversa no café da manhã, almoço e jantar. As Cozinhas são muito frequentadas nos chás da tarde, com deliciosas quitandas (pão de queijo, bolo e biscoito), um hábito responsável por aproximar as famílias, onde todos tinha um ponto de encontro logo pela manhã, para fazer a primeira oração, facilitando o diálogo entre as pessoas da família.
É necessário reativar seu fogão de lenha, aquele no cantinho ainda empoeirado, responsável pelo o diálogo, o amor e a união entre as famílias e que se perdeu no TEMPO.