FOGÃO À LENHA

FOGÃO À LENHA

O Fogão a lenha tornou-se um símbolo nas casas das fazendas e até mesmo em algumas casas da cidade, sendo um componente principal da cozinha. O fogão a lenha era complementado com belas panelas de ferro e que são guardadas até nos dias de hoje como relíquias.

As panelas, os caldeirões de ferro são os responsáveis pelo sabor inigualável da comida. Todos os casarões, casas e casebres tinha um fogão a lenha e a qualquer hora do dia e da noite o fogo permanece coberto entre cinzas, prontos para reacender novamente.

Qualquer hora a fumaça que sai pela chaminé indica que tem fogo aceso e que tem franguinho na panela. Essa rotina na vida dos caipiras é responsável pelas rodas de conversa no café da manhã, almoço e jantar. As Cozinhas são muito frequentadas nos chás da tarde, com deliciosas quitandas (pão de queijo, bolo e biscoito), um hábito responsável por aproximar as famílias, onde todos tinha um ponto de encontro logo pela manhã, para fazer a primeira oração, facilitando o diálogo entre as pessoas da família.

É necessário reativar seu fogão de lenha, aquele no cantinho ainda empoeirado, responsável pelo o diálogo, o amor e a união entre as famílias e que se perdeu no TEMPO.

Lecione Barreto
Enviado por Lecione Barreto em 22/02/2013
Reeditado em 05/05/2021
Código do texto: T4154662
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.