RETER É PERECER.

Tudo que vem do homem é do homem, inclusive a palavra de Deus, transcrita por inspiração exegética. É preciso entender até onde há humanidade frágil e tentada e maldade consciente. Submeter-se à Deus é necessidade da Lei Moral, a moral deve reger tudo, religiões e ideologias.

Quando a moral fica esquecida, como no estelionato praticado por religiões contra os incautos ou a pedofilia que enfrenta condutas criminosas, com o laivo do estigma dos votos, inicia-se a descida célere para os desvãos do obscurantismo predador.

Acumular obras como grãos de boa vontade é colher benefícios incontáveis. Reter e negacear bem querer, amor e caridade, é perecer.

Tiago, em sua magistral carta, referiu: “ Feliz o homem que suporta a tentação. Porque depois de sofrer a provação receberá a coroa da vida que Deus prometeu”.

O que não concentra obras por voluntária necessidade, sem espera de retornos, mesmo de indulgências, e faz retenção avarenta de tudo, inclusive de amor, faltando aos seus entes queridos quando mais necessitam e mesmo a parentes e próximos, estão na vereda dos caminhos que o notável Dante Alighieri descreveu em sua “COMMEDIA”.

-------------------------------------------------------------------------------------

“Estratégia do grão de trigo

“Sede submissos a Deus. Resisti ao demônio, e ele fugirá para longe de vós.

Aproximai-vos de Deus, e ele se aproximará de vós.”

Epístola de Tiago, cap. 4, vers. 7-8.

A meditação

Lucas, seis anos, vem me visitar na basílica de Saint-Martin com um vidro de geleia cheio de grãos de trigo.

- Meu Pai espiritual, durante a Quaresma pensei em você. Para cada obra

realizada, coloquei um grão de trigo neste vidro. Com meus irmãos e irmãs,

fizemos uma competição para saber quem reuniria mais e eu ganhei! O que é engraçado, é que a vida em minha casa nunca foi tão agradável. Todo mundo fazia esforços para ser o mais serviçal possível, mesmo a minha irmãzinha, por assim dizer.

A Quaresma, nos lembra esse teólogo dos grãos, está aí para praticarmos o bem. Durante esses quarenta dias, progressivamente, retomo o leme de minha vida fazendo finalmente o que realmente devo fazer.

Mais ainda, Lucas vem nos repetir com seus grãos de trigo que o importante não é realizar grandes ou pequenas obras. De fato, raramente o tentador nos assalta com grandes tentações, como com Santo Antônio, mas com pequenas, muito mais inofensivas e insidiosas: mais cinco minutinhos frente ao computador ou na cama pela manhã, qual o problema?... E os cinco minutinhos se transformam em uma hora. Como resume o Talmud: “Uma tendência é inicialmente passageira, depois hóspede e, finalmente, proprietária”.

Como lutar então contra essas tentações? Com pequenas obras diárias, com atos de fé ou de esperança colocados ao longo do dia! A Quaresma nos dá essa oportunidade.

- O que queres que te faça?

- Ajude-me a começar minha coleção de grãos de trigo.”

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 21/02/2013
Código do texto: T4152171
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.