BRINCADEIRA DE MAU GOSTO
 
 
 
A segunda viagem ao Pantanal que fiz, foi com a mesma turma da primeira, o grupo de frequentadores da Sociedade Italiana aqui de Santo André. Um grupo de bons amigos. Como na anterior, que descrevi na crônica intitulada “Está Nervoso?”, a viagem foi de ônibus da Empresa Andorinha. O destino, igualmente, a cidade de Coxim, no Mato Grosso do Sul.
Desta vez, ficamos num hotel nos arredores da cidade.
A viagem transcorreu normalmente, apesar de muito cansativa. Por volta de um dia, com as paradas de sempre, para almoço, esticar as pernas, ir aos sanitários, jantar em Campo Grande, e assim por diante.
Sei que fomos chegar em Coxim, por volta de umas 10 horas do dia seguinte ao que saímos. Já dentro da cidade, rumando para o hotel, passamos por uma residência bem agradável, num terreno muito grande, tendo em seu portão principal uma guarita, onde estava alojado um soldado do Exército, armado com um fuzil, montando guarda. Depois, ficamos sabendo tratar-se da residência do Comandante do Quartel do Batalhão de Fronteira, existente naquela cidade. Quando o veículo em que estávamos passou pela guarda, justamente numa esquina em que havia uma valeta, obrigando a uma diminuição da velocidade, um dos amigos bota a cabeça para fora, gritando uma série de ofensas ao Exército, dizendo que não tinha sentido aquela demonstração de força do soldado, portando a arma, e outras coisas que não precisavam e não deviam ser ditas. Esse nosso amigo, claro que fora de si pela bebida, já sabíamos, sempre criticava o Exército. Passou.
Nem bem chegamos a estacionar o ônibus no hotel, adentra ao recinto o comando militar, tendo à frente um major, que era o Comandante do Batalhão. Deu voz de prisão a todos os ocupantes do ônibus, até que o autor das ofensas se apresentasse. Terminado o alvoroço que havia se formado, estando a poeira se assentando, me apresentei ao major, dizendo ser da reserva do Exército (prestei o serviço militar no CPOR de São Paulo). Na conversa, fiz ver a ele, tratar-se o grupo de pessoas de bem, homens de responsabilidade, e que o incidente só aconteceu, em virtude do excesso de bebida de um componente. A situação foi se acomodando, e no final tudo terminou em paz.
Eis como uma brincadeira de mau gosto, pode terminar pior ainda, e estragar a viagem de lazer de todos.
Do passeio de uma semana, sinto apenas saudade das belas tardes de calor intenso, que passava em um riacho perto do hotel, tomando refrescantes banhos.
Da pescaria, nem tomei conhecimento!

 
Aristeu Fatal
Enviado por Aristeu Fatal em 21/02/2013
Código do texto: T4151820
Classificação de conteúdo: seguro