Diálogo com os meus botoes

Diálogo com os meus botões

Agora os meus botões são os meus interlocutores mais exigentes! Eles vivem me cobrando posições, opiniões! Querem saber o ando pensando... Ansiosos sempre me indagam...

“E agora? O que te afliges”?

Então... Tento satisfazê-los! E desta feita, em versos, pobres versos em rimas...

Era uma vez...

No Reino da Fantasia... Um Cordel Fantasia!

Uma terra... Um Reino. Esquecida terra... Que deveria ser por todos cantada em poesia!

O Cordelista... Tenta, tenta... Rima procura em vão, queda-se realista,

Tenta... Ousa! Os leitores ( pouquíssimos )... Acho que só um agüenta!

Uma somente conquista!... Resignado lamenta!

Mas ele canta a terra que encanta! Protegem-na padroeiros – S. Pedro , S. Francisco...

E a Virgem da Pedra, um Rochedo, que a todos acolhe... Jesus Cristo!

Pois fiquem sabendo ( meus botões). Insisto...

Nem a Virgem do Rochedo no Convento consegue perdoar.

Tamanha blasfêmia a proclamar... O Rei, rainha... Nas ruas da Corte a sua santidade negar!

Vindo de uma Majestade pretensiosa de bolsos fundos a espera de venais riquezas.

Que exploram, abusam se lambuzam. Esqueceram! Súditos?... O povo... Que pobreza.

Terra de Poã-Ita*... Todos podem se danar... Estão abandonados com certeza!

Na Câmara Baixa, Lordes e Nobres... Benzemo-nos moradores!... Vereadores ou Edis?

Só se reúnem para convescote. Jogam “Banco Imobiliário”... Quem sabe? Quem diz?

Todos às ruas. Algazarras! Usemos bandas de pífaros. Botemos a boca no trombone!

Toquemos trombetas e oboés! Rufem tambores. Protestem. Disquem 190! Usem o telefone!

Indignemo-nos! Mas... Olhem os tributos. Fiquem putos! Rei, não nos abandone!

Na Corte, Rei sai do seu Palácio! Trabalhe! Seu Castelo é de isopor ou de papel?

Rei, tu és um desencanto, sem prantos. Reconheçamos sua falácia... Rei infiel.

Discursos, promessas. Onde solução dos problemas?... E o povo? Ora essa!

Migrante, nascido baiano. Sua fé... Axé. Samba no pé, candomblé? Protestante... N...mar...

Cambaleante. Deslumbrado... Perdido a administrar...

Sua coroa. Avaliado como uma zorra. Festival! Fantasias! Heresias....Literatura de cordel.

Sacolas de moedas a passar. Quem dá mais? Fraga(ntes?). Grita! Parece um bordel

Oferecem-se iguais a prostitutas – putas. Vendilhões, espertalhões...

Edis! Sem verniz – cara de pau. Para o povo legislar? Xiii! Não... Brincalhões.

Alteza, misturar religião? É... Nosso reino virou uma verdadeira babel.

Silente a AMI – Associação... Associações? Quais interesses? ...Juntaram leite com mel!

Para a Corte importante é a arrecadação de impostos. Existimos enquanto podemos pagar!

Meu espaço – quitanda, um comerciozinho não poder o alpendre usar, ocupar?

Cadeiras, não; mesas, não... Garçons! Não! Não pode isso ou aquilo... Mas e o IPTU? Pagar?

Impostos a pagar! Cuidados com as Alamedas, Largos, Vias... Calçadas... Abandonados?

Caótico trânsito. Nossas carruagens de 200 CV! Faixas/estacionamentos... Súditos atropelados!

Contando com o alheamento político dos súditos, o Rei, N...mar, homem de fé,

Bota a garganta nas ruas. Discursos de vendedor ambulante desde criança... Pastéis e picolé!

Parangolés... A Corte, tomada por um vendedor de picolé...

Conversa! Falatório! Deu nisso!

O povo merece por ser omisso!

“Ei! Psiiuuu, psiiuu... Chega, chega de política”. Reclama o meu botão do colarinho...

Existem botões de cima e os botões de baixo... Da camisa, é claro!

Os botões de baixo, mesmos em suas “casas”, ficam sempre esmagados pelos botões que estão na protuberância equatorial (barriga), quase sempre fora de “casa”pois não conseguem adentrá-las... O homem moderno tem uma silhueta “periforme”( em forma de pêra)!

Mas... Botão chique, o do colarinho - sempre por cima! -, o que tu queres?

“Futebol, futebol... Afinal não é o nosso ópio”?

Mas, futebol outra vez?

Então...

No reino da fantasia torcedor fanáticos de vez em quando piram!

Tomam o futebol como religião, a Cruz... de Malta,

Mas que Mal...ta faz?

Ora, os “Maltas”para começar sua celebração,

Benze-se e começa rezando a oração decorada contra o Mengão...

Não gente, é sério não é ribalta,

A reza contra o Mengão, reúne torcedores de vários Clubes, não dá certo e pirados ficam,

Mas os “Maltinos” e os outros, já sabem, essa oração alegria para o povão não trás.

Gostaram meus botões?

Os de baixo... “Sim”!

Nandú Em Vila Velha (ES) jun/2011

BNandú
Enviado por BNandú em 21/02/2013
Reeditado em 25/02/2013
Código do texto: T4151775
Classificação de conteúdo: seguro