Cuba libre

Depois de ter seu direito de ir e vir tolhido por dez anos, a blogueira cubana Yoani Sanchez, que faz oposição ao governo de seu país em seu blog, “Conexão Y” finalmente recebeu permissão para deixar seu país.

A terra escolhida para sua primeira viagem foi justamente o Brasil; mais precisamente a cidade de Feira de Santana, na Bahia. Mas, ao chegar no local onde assistiria o documentário “conexão Cuba-Honduras” produzido por Dado Galvão, foi alvo de manifestações de militantes pró-Cuba, o que já acontecera em Recife; portando cartazes e gritando, tumultuaram o ambiente e a acusaram de ser mercenária, financiada pelos Estados Unidos.

Todavia, sua viagem foi custeada por doações via internet, de simpatizantes de sua causa; e, a estadia em Feira, paga pela prefeitura local, de modo que pode prescindir dos dólares americanos.

Confesso que conheço pouco da biografia da dita cidadã, salvo que milita pela democracia em seu país, e uma imprensa livre também.

Mas, se ela estava “presa” esse tempo todo, e finalmente o Sr. Raul Castro autorizou esse “banho de sol no pátio”, não deveria ser ele, o diretor do presídio, digo, o presidente de Cuba, o responsabilizado, ao invés do Tio Sam?

Todos conhecem o adágio que pimenta nos olhos alheios é colírio; então, seria bom que os simpatizantes ferrenhos do maravilhoso sistema “democrático” cubano vivessem lá, uma década ao menos, onde até aquisição de um carro precisa permissão do governo, e inexiste liberdade de imprensa, antes de manifestarem seu apoio ao que desconhecem.

Aliás, uma frase que ela disse ontem cabe ressaltar aqui: "Se em Cuba se despenalizar a discrepância, der garantia às pessoas de que podem apresentar projetos, propostas e programas de mudanças sem que por isso recebam um castigo, vão aparecer muitíssimas soluções."

Muitos cubanos desgastados pela infindável opressão do regime castrista, perderam a vida em naufrágios no Golfo do México, tentando desesperadamente alcançar a costa da Flórida nos malditos territórios Yankes.

Acontece que, “falar mal” de regimecos de bosta como de Hugo Chaves, da Coréia do Norte, Irã e a gloriosa Cuba, eu e milhares de homens sensatos fazemos de graça, sem financiamento da CIA, pois o bom senso, e o amor à liberdade se fazem mecenas de nossa arte.

Sabemos que a corrosão do ácido ideológico pode converter asnos em amebas; mas, chego a desconfiar que é um grupelho de desocupados, talvez, “incentivados” por Havana para fazer isso, pois, acostumamos a aceitar mais facilmente a safadeza, que a indigência mental.

Não morro de amores pelos Estados Unidos, nem acho que o mundo orbita entre eles e Cuba; mas, os americanos acertam, quando impõem sanções a países que violam direitos humanos, como os citados; erram, quando também eles violam.

Ademais, deprecio as ditaduras desumanas de psicopatas demagogos, que ao invés de gerirem os interesses de seus povos, usam as massas, para suas idiossincrasias mesquinhas.

"Tenho minha opinião, uma opinião sem violência verbal, sem nenhum tipo de preocupação, sem rancor, uma opinião muito crítica para com o governo. Não penso em mudar uma só palavra para que me deixem sair outra vez." Disse ainda. E, pessoas com essa índole, não precisam estímulos externos, pois, trazem na têmpera, o amor pela verdade e liberdade.

Todavia se os “bandeirantes” acham mesmo uma espiã com motivos disfarçados, elejam entre si, o mais hábil, loquaz, e subam à arena do debate; pois o “argumento” do grito, tumulto, bandeiraço, nada diz sobre ela, ou seus pleitos, embora diga sobre o QI ( Quanta Ignorância) de seus opositores.

Afinal, se querem um sistema de governo sem interferência estrangeira, deem total liberdade ao povo cubano, e eles mesmos hão de se encarregar de por a casa em ordem.

“Quando alguém compreende que é contrário à sua dignidade de homem obedecer a leis injustas, nenhuma tirania pode escravizá-lo.”

Mahatma Gandhi