TECNOLOGIA & EDUCAÇAO

A tecnologia sempre foi objeto de estudo e ninguém estuda algo sem pretender evoluir. Algumas vezes o que não se avalia durante a fase do estudo, é o impacto e a correta utilizaçao que tais "descobertas" e como essas impactarão as novas geraçoes. No entanto, quando se resolve tem um filho, se escreve ( ou se tenta, como eu... ) um livro ou se planta uma árvore, todos pensamos que eles nascerão saudáveis, que crescerão e que nos darão muitas alegrias, contudo não é certo que os resultados sejam exatamente esses e, geralmente, não são. Portanto, se resolvermos fazer parte de algum tipo de revoluçao contra os "efeitos" da tecnologia, seria coerente considerarmos defender a mesma bandeira contra o nascimento de novos seres, novos livros e árvores.

A evoluçao traz consigo todo tipo de risco e tenho ouvido e lido muita gente reclamar que toda essa tecnologia estaria prejudicando os nossos jovens, "roubando"emprego das pessoas, deturpando princípios morais mas tudo isso é falácia. A internet é como uma livraria ou uma banca de Jornais; ou seja, encontra-se de tudo e, portanto, nada hoje em dia é tão democrático quanto essa ferramenta. É um mercado aberto e, portanto, depende muito mais do que desejam os visitantes realmente escontrarem nesse "universo" do que o quê esteja disponivel. Quem procura informaçao sobre os princípios ativos de uma determinado medicamento, eventualmente, poderá proposital ou acidentalmente, acessar algum site que trate de pornografia, por exemplo. Se, durante tal visita, o "internauta" escolhe "explorar" melhor esse segundo tema ao primeiro, a culpa não é da Internet ou da tecnologia mas das tendencias daqueles que fazem tais visitas. Um paralelo a isso, poderiamos imaginar um homem que sai de casa em direçao a uma Igreja e no caminho encontra uma prostituta e resolver então esquecer o projeto inicial e estar com essa pessoa. Qual a diferença entre tal ocorrencia típica do mundo real em relaçao ao exemplo na Internet ? Portanto, considero insípido, hipócrita e irracional aqueles que defendem a exclusao digital. O mundo necessita de um processo de exclusão mas do autoritarismo, das políticas públicas que beneficiam poucos em detrimento de muitos, da falácia dos governantes, dos incêndios em boates e de todas as mentiras veiculadas nos meios de comunicaçao a respeito da tragédia, quando todos sabemos que a corrupçao de servidores públicos que aceitam suborno para não fiscalizar ou fazerem a chamada "vista grossa" em tetos, materiais, extintores e portas estreitas. Estreita como não são as portas através das quais pessoas ficam ricas de um dia para o outro; não são presas. Largas e múltiplas são as portas da impunidade nesse Pais.

Portanto, a tecnologia não leva o jovem a criminalidade, um padre a pedofilia ou um "homem de familia" à jogatina mas a educaçao e às suas tendencias naturais ou genéticas. Precisamos de um "banho" contra os discursos baratos que não levam em conta os dois lados das questões porque é mais fácil negar ou simplesmente, alegar que "de acordo com a Constituiçao, se reserva o direito de permanecer em silêncio", simplesmente por se tratar o interrogado de pessoa pública ??!!!!

A tecnologia, pelo contrário, é uma das mais poderosas ferramentas para ajudar os governos, realmente propensos a promoverem uma faxina geral, a encontrar, até mesmo com extrema facilidade, onde estao os curruptos. Basta , por exemplo, que se crie um link entre os CPF`s de cada cidadao (especialmente dos mais ricos) cruzando as suas declaradas receitas anuais com os seus bens ... (geralmente nao declarados mas disponveis nos cartorios de registro de imóveis e Banco Crentral). Um Pais que consegue apurar votos de mais de 200 milhoes de pessoas e ao final de um mesmo dia, indicar quem será o novo Presidente da República, mesmo em uma "democracia" como a nossa que nos OBRIGA a votar; certamente que é capaz de realizar tal façanha e ainda as disponibilizar em um site na Internet.

Portanto, dizer não à modernidade, às tecnologias é um retrocesso e uma luta perdida pois que nada nesse mundo interromperá o avanço do conhecimento, graças a Deus !

Leandro JP Sousa
Enviado por Leandro JP Sousa em 17/02/2013
Código do texto: T4144595
Classificação de conteúdo: seguro