SONHOS PODEM SE REALIZAR


Depois de mais de três meses longe de casa, minha vontade era de passear por cada cômodo. E foi o que fiz. 
Por fim, parei em frente ao itajer, móvel antigo que tenho no living, sobre ele há muitos porta-retratos. Alguns em branco e preto, com fotos antigas da família, desde meus bisavós. Outros com fotos coloridas, e mais recentes.
Meus olhos fizeram pouso, sobre um porta-retrato em especial, peguei-o e me sentei para ver mais de perto.  Olhando-o, fiz uma viagem no tempo.
Lembrei-me da moça sonhadora que fui, e morava em um bairro da periferia de São Paulo. Toda manhã, ela tomava o trem, para ir até a Estação da Luz, e depois seguia a pé, até a Praça da República, ali ficava a agência do Banco do Estado de Minas Gerais, onde ela trabalhava.
Veio-me a memória, os inúmeros sonhos que ela acalentava. Dentre eles, ir um dia conhecer a casa do Mestre do impressionismo, Monet, seu pintor preferido. Ela já havia lido, que a casa ficava em Giverny, na França. Mas, sabia que seu sonho era algo impossível para suas condições financeiras.
Todos os dias, ao final do expediente de trabalho seguia com destino aos estudos, pelo caminho passava em frente a uma agência de viagem. Atraída pelos cartazes na vitrine, esticava os olhos curiosos, e sonhava em sentar-se em uma poltrona, dentro da loja, e realizar a compra de uma viagem para Paris. Em seguida, acordava do devaneio, e voltava a caminhar, rindo de seu sonho, para a época, impossível de se realizar.
Sentada, segurando o porta-retrato, pensava: o tempo passou, e no decorrer dele a moça lutou a boa luta, e se transformou em uma senhora. Então, chegou o dia dela ver seu sonho realizado. Uma bela manhã, ela e seu marido, foram a uma agência de viagens, (na época, ainda não era usual comprar pacotes de viagem pela internet) e compraram a viagem para Paris.
Quando por fim, viu-se, pisando sobre os jardins da casa de Monet, na bela Giverny, ela chorou de emoção. Era tudo infinitamente mais belo, do que havia visto em fotos, ou documentários. Os jardins mostravam ao vivo os quadros do famoso Mestre do impressionismo. O interior da residência então, quase a deixou sem fôlego, a poltrona na sala de estar, onde o grande Monet, gostava de sentar-se, a fez perceber as vibrações especiais, que ela guardava, de seu antigo e famoso dono.
Devagar, voltei de minhas caras lembranças, ao depositar o porta-retrato, sobre o itajer, refleti: Sonhos merecem sempre serem sonhados, e alimentados. Alguns podem demorar décadas, porém, se os desejamos de fato, eles acabam por se realizar.

"Todos os nossos sonhos podem se realizar, se tivermos a coragem de perseguí-los".  Walt Disney

(foto da autora; Casa de Monet, em Giverny)

Lenapena
Enviado por Lenapena em 16/02/2013
Reeditado em 16/02/2013
Código do texto: T4143525
Classificação de conteúdo: seguro