Bolinho de cambuquira

BOLINHO DE CAMBUQUIRA

Danilos

rl

Dizem que tem pessoa que tem a mão boa para plantar, meu pai era assim, tudo que plantava ia bem. Eu sou o inverso, nada que planto vai, por isso quando meu pai era vivo eu brincava dizendo que se eu plantasse e ele colocasse a estaca, a estaca brotava e minha planta sucumbia. Um belo dia cheguei à conclusão que a natureza não precisa de ajuda e que as sementes brotam na hora e no lugar em que acham melhor. (pelo menos em meu quintal, tiririca, picão, guanxuma e capim braquiária se dão bem sem ajuda, oh pragaiada). Então comecei a jogar sementes aleatoriamente e cada uma que se vire. Assim fiz com uma abobora, tirei as sementes, sequei e lancei a esmo e eis que de repente varias plantas começaram a percorrer o quintal com sua ramas. A bela visão me trouxe lembranças agradáveis de quando minha mãe fazia bolinho de cambuquira. Cambuquira é o grelo do pé de abobora, a ponta tenra da rama, não sei se tem outro nome por outras bandas. Então arranquei todas as pontas das ramas, que foram picadas cozidas e em seguidas viraram bolinho frito. Uma delicia, melhor ainda se juntarmos as flores da abobora. Fiz isso para matar um desejo, mas me senti traidor por sacrificar as plantas que também me satisfaziam. Para minha posterior surpresa cada rama despontada abriu-se em outras tantas e todas floriram e produziram. Colhemos aboboras novinhas para fritura, maduras para salada ou doce ou presenteamos. Devo ter hoje duas madurando, seis chegando no ponto e várias novinhas. Vai ter cambuquira em casa de novo, agora sei que a planta se defende da agressão com mais vigor se reproduzindo mais, é a força indomável da natureza. Eu estava errado em pensar que prejudicaria a planta, da mesma maneira que se equivocam os defensores ecológicos quando apregoam que precisamos proteger a natureza para salvar o planeta. Devemos sim ter humildade suficiente para lutar por salvar a humanidade, pois o planeta e a natureza se defendem.

danilos
Enviado por danilos em 14/02/2013
Código do texto: T4140474
Classificação de conteúdo: seguro