Um velho album de retratos

Nesta manhã de carnaval, distante dos confetes, serpentinas, fantasias, Palhaços e Columbinas, sem Zé Ket, com sua "Mascara Negra" que, nas décadas de 60 e 70, levavam centenas de foliões, aos famosos Bailes de Carnaval do Clube "Cabo Branco", eu hoje, diferentemente de outras épocas, me refugiu entre antigas revistas, recortes de jornais, álbuns de retratos, belas lembranças e gratas recordações.

Hoje, encontro-me comigo, no banco da "Praça do meu Passado" e, na solidão estou, por tudo isto, muito bem acompanhada. Na vitrine da minha vida, diante do meu passado, entre caixas, arquivos, caixotes e papéis, passo a examinar, ler, analisar, pensando em rasgar,queimar, jogar fora...Não consigo, é o meu passado que tenho guardado em um cofre sagrado, como um precioso e inigualável tesouro:" A minha vida"

Vida, vivida e revivida, entre alegrias,tristezas,felicidades,vitorias derrotas, perdas e alguns tombos.Caindo, algumas vezes, sim, porem, sempre de pé, perseverança, determinação e fé, correndo atrás dos sonhos,sem atropelar ninguém, sem deixar um amigo a beira do caminho e, tendo o olhar sempre, voltado para o passado, sem receio de me envergonhar.

Aqui e agora, entre tudo isto, sinto-me abraçada por belas lembranças e gratas recordações que, de mãos dadas com a saudade, passeiam pelos jardins da minha alma, por entre floridos e bem cuidados canteiros da minha vida. Finalmente, nada, feito... tudo volta, aos seus antigos e devidos lugares. Nada, jogado fora, simples, assim.

E, quando, penso concluída a tarefa que apenas ensaiei começar, eis que, um velho Album de Retratos me cai ao pés... e, o meu olhar saudoso, se debruça sobre teu retrato e, teu belo sorriso nele registrado. O brilho do teu olhar castanho, agora é apenas uma luz suave que ilumina o tunel do meu passado. È o resquício, dessa saudade calada, suave e mansa, que vive e sobrevive em mim, que anda comigo, sem mágoa e nenhuma queixa.

Josenete Dantas
Enviado por Josenete Dantas em 13/02/2013
Reeditado em 26/01/2018
Código do texto: T4137714
Classificação de conteúdo: seguro