D E S A P E G O.....................

É difícil entender o desapego. Desapegar-se guarda intimidade com deter um poder, mínimo ou máximo, em toda a estrutura social em seus vários níveis e atividades, e dele abrir mão, se afastar por vontade própria.

Por que é de difícil entendimento? Por acontecer o contrário. Todos, com raríssimas exceções, procuram e lutam pelo poder. Alcançado monopolizam essa conquista e tentam perenizá-la. Quem com placidez e serenidade se desvincula do poder depois de sua investidura, e o faz em prol de causa maior, sem personalismos, causa surpresa. E mais, motiva reações injustificáveis, sempre de censura por uma razão pouco percebida, e mesmo o censor não percebe por falta de condições.

ELE, O CENSOR, ESTÁ A DIZER, “COMO PODE ALGUÉM SE AFASTAR DO PODER QUE TODOS ALMEJAM - E DIZ SEU “ID” SILENCIOSAMENTE - INCLUSIVE EU.

É assim que funciona a “humanidade”. A corrida para a visibilidade é grande...

Foi nessa esteira que Cristo surpreendeu. Fazia o contrário de todo mundo em sua época, ensinava o despojamento, o desapego pessoal em favor do próximo, de todas as formas.

E por um sentimento que o egoísmo não deixa que seja praticado largamente, o amor.

Por isso vemos os posicionamentos estéreis de visão na humildade da renúncia do Papa Bento XVI. Falta compreensão..

Renunciar a representar o sucessor de Cristo na Terra. Não se pede, na verdade, que muitas cabeças abram as janelas da mente para a compreensão da grandeza do gesto...

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 12/02/2013
Reeditado em 12/02/2013
Código do texto: T4137041
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.