AS MULHERES DA MANGUEIRA .

 

       Desde criança nunca fui muito chegado ao carnaval . Não lembro de ter me fantasiado e nem de ter participado de nenhum bloco e dos tempos antigos, não consigo também me lembrar de nenhuma marchinha ou mesmo de qualquer sucesso carnavalesco .

       Nesse feriadão de farra o que gosto mesmo é de um bom churrasco, paz , sossego, muita sombra , água fresca , bons livros, bons filmes, boa música e três ou quatro latinhas de cerveja por dia .

      Nos últimos anos fico na tranquilidade da minha casa e viajo, ou melhor , aproveito alguns poucos dias de férias só depois da Semana Santa .

       Entretanto, não vou negar que de vez em quando dou uma olhadinha na transmissão dos desfiles de escolas de samba pela TV e neste ano, me acomodei no meu sofá preferido justamente quando começava aqui no Rio de Janeiro a passagem da chamada “Estação Primeira da Mangueira “ , a famosa verde e rosa .

        Não tenho palavras que possam exprimir o que aconteceu em seguida . Fiquei estático, absolutamente perplexo com tamanha beleza , com a magia das cores reunidas e misturadas, habilmente expostas num desfile , melhor dizendo , num show que durou um pouco mais de uma hora .

        Não creio que alguém possa definir com toda clareza ou com absoluta precisão as emoções, o deslumbramento e a magia de um desfile de escola de samba .

       É um som compassado combinando com passistas que desfilam com uma garra impressionante e muitos deles carregando instrumentos e fantasias bem pesadas .

       Não     sou analista e nem crítico mas me sinto   perfeitamente   à   vontade para falar sobre o assunto.    É muito difícil não se impressionar e nem se deixar contagiar pela alegria, pelo alto astral e pela beleza que desliza naquela passarela mágica .

       São homens e mulheres, crianças e idosos que por algumas horas esquecem seus problemas, suas dificuldades, seu time de futebol, se o país terá ou não um congresso e um presidente íntegro e então se transformam em reis, rainhas, princesas, musas, duendes, enfim, personagens mágicos, históricos e inesquecíveis .

        Fico imaginando o que seria dos fotógrafos se hoje em dia não existissem as câmeras digitais . Seria uma loucura !

       Ouvi um comentário , que até me surpreendeu, de que todos os anos o que se vê é a mesma coisa, apenas trocando e variando as penas e as cores . Se for realmente isso, qual seria o problema ? Será que, pelo menos por algumas horas ou momentos não temos o direito de viajar pelo mundo dos sonhos ?

        Como disse não sou muito chegado aos festejos do carnaval e muito pouco consigo entendê-lo mas ,  a verdade é que reconheço e aplaudo o talento, a criatividade, a dedicação e o amor com que os seus membros se dedicam a uma escola de samba .

         Tudo é uma ilusão ? Sim, não tenho dúvida de que seja mas no meu caso, embora já esteja cansado de viver de ilusões , reconheço e entrego os pontos para a beleza e magia desses coloridos dias .

         Ah, e acabei não falando das mulheres da Mangueira  ! São lindas, todas elas . Tem umas que nem dá para acreditar que sejam de verdade e tem outras que de tão lindas eu não duvido que passem o ano todo bem guardadas numa redoma de vidro .

         Entretanto, sempre deixando bem claro que as mulheres estava realmente lindas, deslumbrantes e que me fizeram babar, não posso negar que, nas fotos que apresento considero que essas sim, são as verdadeiras e maravilhosas mulheres da Mangueira.....

                             *********

 

Mangueira-1998.jpg


(.....imagens google.....)
WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 12/02/2013
Código do texto: T4136541
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.