Ary Barroso é a cara do Brasil

Brasil, meu Brasil Brasileiro... conhecido como; samba-exaltação, ele, elevou o nome do seu compositor e carregou o Brasil para o imaginário da população mundial. Ary foi duramente criticado por mostrar as belezas do Brasil no samba e esquecer dos seus infortúnios, mas... quem nunca cantou a Aquarela do Brasil e não se emocionar atire a primeira pedra no seu brilhante compositor. Salve, Ary Evangelista Barroso"

Aquarela do Brasil - Gal Costa _ http://www.youtube.com/watch?v=3RrDAI7tFzU

Ary Evangelista Barroso nasceu em Ubá, em Minas Gerais em 07 de Novembro de 1903. Aos 18 anos, com uma herança de 40 contos de réis, muda-se para o Rio de Janeiro, para fazer a faculdade de Direito. Foi seduzido pela música e pela boemia - o que lhe levou seus 40 contos em dois anos, e quando terminou sua faculdade de direito (9 anos depois), já era um músico respeitado e gravado pelos maiores intérpretes da época.

Aquarela do Brasil, o final do filme, traz um novo personagem, Zé Carioca, passeando pela América do Sul com Pato Donald e o ensinando o samba (com as músicas "Aquarela do Brasil" e "Tico-tico no Fubá")

Desenho Aquarela do Brasi_

http://www.youtube.com/watch?v=_mQHr8bAojU

Como radialista, criou o famoso Hora do Calouro, onde despontaram alguns dos maiores nomes da MPB, como por exemplo, Dolores Duran - que cantou uma música em inglês, com a perspectiva de um deboche de Ary Barroso, na época em plena fase do samba exaltação. Ary não só gostou como elogiou publicamente o jeito doce daquela menina cantar...

Como compositor, nunca hesitava em substituir uma letra quando tinha certeza que a sua podia ser melhor. Foi assim quando, ouvindo Lamartine cantar Na Virada da Montanha (Na grota funda / Na virada da montanha / Vai haver muita façanha / Com o mulato da Raimunda), Ary escreveu, ali mesmo na mesa, a letra de um de seus grandes sucessos, No Rancho Fundo.

Ary foi o nosso porta-bandeira no exterior - foi o primeiro compositor brasileiro a ser ouvido e respeitado nos EUA - Aquarela do Brasil chegou a ser cotada para hino nacional, pelo sucesso que sempre fez no exterior. Morreu no Rio de Janeiro em 09 de Fevereiro de 1964. _Carô Murgel

Elis Regina interpreta com emoção e muita dor: Aquarela do Brasil_ http://www.youtube.com/watch?v=CojZ6aywfzo

Aquarela do Brasil _ Ary Barroso

Brasil, meu Brasil Brasileiro,

Meu mulato inzoneiro,

Vou cantar-te nos meus versos:

O Brasil, samba que dá

Bamboleio, que faz gingar;

O Brasil do meu amor,

Terra de Nosso Senhor.

Brasil!... Brasil!... Prá mim!... Prá mim!...

Ô, abre a cortina do passado;

Tira a mãe preta do cerrado;

Bota o rei congo no congado.

Brasil!... Brasil!...

Deixa cantar de novo o trovador

À merencória à luz da lua

Toda canção do meu amor.

Quero ver essa Dona caminhando

Pelos salões, arrastando

O seu vestido rendado.

Brasil!... Brasil! Prá mim ... Prá mim!...

CABRAL, Sérgio - No tempo de Ari Barroso. Rio de Janeiro: Lumiar Editora

Página em homenagem a Ari Barroso

youtube e google

Ana Marly de Oliveira Jacobino
Enviado por Ana Marly de Oliveira Jacobino em 11/02/2013
Código do texto: T4134885
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.