NOTÚRNIAS-SAUDADES DA PRAIA-3

O Tom Jobim clássico,que pouca gente conhece,esparramava seu som pela sala ao sabor das nuances das cordas,principalmente,os cellos. Herança do VillaLobos. Lembrei-me dos tempos em que morei na Venezuela com a música Saudades do Brasil.Acordes penetrantes que traduzem um sentimento profundo de imensa Saudade. E ela(a Saudade) me trouxe de volta a Cambury,praia de muitas histórias e lembranças.O ano de 91 não tinha sido bom para mim,então resolvi pedir ajuda à Yemanjá-Passar o Fim-de-Ano no Cambury. Fomos numa turma.Carol,Tolu,Ana,eu,Malu,Reno,Maurício e namorada e uma colaboradora.A amiga Meire ficou no quarto da frente da casa.Muito sol,muita gente conhecida,muita alegria. Malu e Reno e turma ficaram na Barra do Sahy.A Carol com dez anos se divertia.Só não gostou do quarto e dormir no chão.Água havia até às 9 horas.Depois....só Deus sabia.Mas tudo vale a pena se a alma não é pequena-dizia F.Pessoa. E fomos tocando o barco.Ficávamos na praia das 10 horas até às 17 horas.Tolu só queria surfar e Carol brincar na areia.Ela ficava revestida de Hipoglós-O Protetor! Água e peixe frito para os dois e Ana.Eu ficava na cerveja e bolinhos fritos que a mulher do Moacir,dono da barraca, fazia.Eles moravam ao lado da praia,até hoje.A Meire ia para o camping do Cristóvão e sumia.Uma noite apareceu com toda sua turma e acabaram com uma caixa de Antárctica.Noutro dia repos.O que é combinado não é caro.Certa tarde marcamos para passarmos o dia nas Ilhas.Dia seguinte,vamo-nos para Barra do Sahy.Precavido,por experiências passadas,levei minha *Amada Amante*com cerveja,sanduiche frio,água,refrigerante e uma Taínha temperada!!!É mole! lá pelas 10 h.,entramos no barco rumo às Ilhas.O retorno seria às 17 h. Dia lindo,ilha magnífica.Na frente da ilha o mar é tranquilo,mas do outro lado o mar é bravo com rochedos enormes.Nesta época era possível ficar nas Ilhas por algumas horas.Hoje não dá mais.Muita gente que não tem nada a ver com a Natureza exuberante.Acham que a ilha é descartável.Usam na hora que querem e depois jogam foram,deixando a famosa poluição urbana:plásticos e mais plásticos. Nós curtimos a ilha.Todos. Aí deu fome.O sanduiche acabou.Jovem come muito.Fui preparar o assar da taínha.Busco aqui,busco ali,encontro umas pedras grandes e um pedaço de lata.A churrasqueira está pronta! Nada que a água do mar não limpe.Muitos gravetos da mata e o braseiro está pronto.Eu olhava para a taínha e ela,enorme,me dava um sorriso de satisfação.Apareceram uns japoneses do Japão! Curiosos,muito curiosos com a churrascada.Tiraram fotos e trançavam a língua em sons ininteligíveis.Dava para perceber que queriam participar do festejo.Não dava!!! A meninada acabou com tudo em segundos.Fiquei saboreando a cabeça do peixe e a beleza do lugar.É inesquecível!!! Voltamos à tardesinha e sentamos na praia do Sahy para ver o por-do-sol.Não há palavras.Vá até lá e veja com seus próprios olhos.Voltamos com alegria e tristeza expressada nos olhos de cada um.A casa estava aberta.Não havia perigo.Dormimos até certa hora da noite.Cansaço gostoso.Mais à noite fomos até a praia do Cambury curtir o céu estrelado. Dia 31.Festa na praia.Festa de fogos e alegria.Todo mundo de branco e flores para Yemanjá.Alu-alê meu Pai! Que lindo as pessoas se dirigindo em silêncio em direção à praia.respeito aos Deuses da Natureza.Alu-alê meu Pai.E lá fomos nós todos.quase meia-noite.Todo mundo de branco,muitas flores,champanhe,vinhos,cerveja e respeito.Os fogos começaram a explodir e iluminar a noite.Não sei porquê comecei a cantar Gonzaguinha-*Viver e não ter a vergonha de ser feliz.* Toda a praia cantou.Chorei de emoção.Em dezembro do ano passado comemorei 21 anos desta aventura.Haja memória para tanto.As Ilhas,Cambury,Boiçucanga,Sahy,Ilha Bela.O que faço com tanta emoção?Espero reviver tudo isso mais uma vez para ir embora feliz.Fiquem na Paz!

Chico Chicão
Enviado por Chico Chicão em 11/02/2013
Reeditado em 11/02/2013
Código do texto: T4133807
Classificação de conteúdo: seguro