OUSADIA.....
Sei mais do que queria e muito menos do que pretendia. E nunca saberemos muita coisa, um pouco já satisfaz a ansiedade explicativa fenomenológica desse cenário torrencial diversificado chamado contraditórios.É o cenáculo do mundo, das eras e dos tempos, em que se plasma o pensamento.
Quantas cerebrações ficaram na estrada da vontade, superadas pelas compreensões posteriores. O Planeta e seus movimentos em relação ao sol geraram as grandes divisões e injustificáveis perseguições. Isto só para citar um marco, são muitos superados nas humanidades científicas em geral.
Os beócios, contudo, fincam nas palafitas pobres da ausência de saber, o não saber coisas comuns, e professoram sobre o que não sabem, ensinam o que nunca ouviram falar com fundamento e se arvoram em mandamentar.
Não sabem que os que pouco sabem, mas sabem alguma coisa, assistem essa comicidade ampliada pela ousadia. Sim, só a ousadia faz publicidade do que desconhece, pois não percebe que há quem conhece o que é desconhecido para o ousado gerador de bravatas.
A vantagem do livro é filtrar minimamente, pelo senso editorial, tolices, o que não acontece na internet, onde tudo é permitido. A cultura verdadeira está nos livros, principalmente nos clássicos, já que hoje o mercado deixa passar muito que não mereceria publicação. Para citar um fato recente de minhas leituras, formidável livro, "PAULO E ESTEVÃO", nos conta em quase quinhentas páginas, por caminhos diversos e aceitáveis, o encontro entre Paulo e Estevão, o último o primeiro mártir cristão, o primeiro o fariseu perseguidor do Cristo que se curva ao seu chamamento, mas Paulo verga sob a dialética de Estevão, sob esse nome escondido da condenação da qual se livrou.
A humanidade sempre escorregou na vala da vaidade para cair no precipício da insciência. Nos livros pode se aprender algo, na internet muito pouco. Que fazer.....