OUSADIA.....

Sei mais do que queria e muito menos do que pretendia. E nunca saberemos muita coisa, um pouco já satisfaz a ansiedade explicativa fenomenológica desse cenário torrencial diversificado chamado contraditórios.É o cenáculo do mundo, das eras e dos tempos, em que se plasma o pensamento.

Quantas cerebrações ficaram na estrada da vontade, superadas pelas compreensões posteriores. O Planeta e seus movimentos em relação ao sol geraram as grandes divisões e injustificáveis perseguições. Isto só para citar um marco, são muitos superados nas humanidades científicas em geral.

Os beócios, contudo, fincam nas palafitas pobres da ausência de saber, o não saber coisas comuns, e professoram sobre o que não sabem, ensinam o que nunca ouviram falar com fundamento e se arvoram em mandamentar.

Não sabem que os que pouco sabem, mas sabem alguma coisa, assistem essa comicidade ampliada pela ousadia. Sim, só a ousadia faz publicidade do que desconhece, pois não percebe que há quem conhece o que é desconhecido para o ousado gerador de bravatas.

A vantagem do livro é filtrar minimamente, pelo senso editorial, tolices, o que não acontece na internet, onde tudo é permitido. A cultura verdadeira está nos livros, principalmente nos clássicos, já que hoje o mercado deixa passar muito que não mereceria publicação. Para citar um fato recente de minhas leituras, formidável livro, "PAULO E ESTEVÃO", nos conta em quase quinhentas páginas, por caminhos diversos e aceitáveis, o encontro entre Paulo e Estevão, o último o primeiro mártir cristão, o primeiro o fariseu perseguidor do Cristo que se curva ao seu chamamento, mas Paulo verga sob a dialética de Estevão, sob esse nome escondido da condenação da qual se livrou.

A humanidade sempre escorregou na vala da vaidade para cair no precipício da insciência. Nos livros pode se aprender algo, na internet muito pouco. Que fazer.....

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 10/02/2013
Reeditado em 10/02/2013
Código do texto: T4132980
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.