Meninas e Meninos de mais de 50, vamos que a folia começou

MENINAS E MENINOS DE MAIS DE 50, VAMOS QUE A FOLIA COMEÇOU.

Houve um tempo não tão longe dos dias de hoje, que o carnaval era uma festa fantástica. Musicam perfeitas compunham as marchinhas e os sambas que causavam um frenesi inusitado nos ricos salões de festas dos clubes sociais, que entre se competiam pela melhor festa e a maior quantidade de foliões. Salões cinematográficos ornamentados, serpentinas, confetes, paetês e lança perfumes, fantasias ricamente elaborada davam o toque final ao grande momento. A organização das festas ditava as normas das matinês, vesperais e as festas noturnas, o ponto culminante, ao som de orquestras maravilhosas, bailávamos sempre como se fosse a primeira vez e só parávamos ao toque do Zé Pereira.

Lembranças essas quem não as tem se as viveu, e hoje ver no que se transformaram os nossos carnavais? Não temos mais clubes sociais, e a partir desse segmento, não sei se progredimos ou se recrudescemos no tempo. Há uma expectativa, apenas de sonhos, devaneios, de pura ilusão, que o Rei Momo, decepcionado com o que fizeram da sua festa, utilize seu cetro mágico e faça voltar aos tempos em que o carnaval acontecia e fazia acontecer... Quem nunca teve um amor de carnaval? Quem não se lembra de chuva, suor e cerveja, beijo na boca, dos cordões, trenzinhos e da alegria de ser um folião?

Hoje não existem clubes sociais, nem salões ornamentados, apenas ruas congestionadas de pessoas acotoveladas que se aventuram seguindo blocos ou saracoteando ao som de trios elétricos que não tocam musicas de carnaval e que nada tem a ver com a cultura dos nossos carnavais.

Eu nunca protestei razão pela qual não sou protestante, mas sou um remanescente dos áureos tempos, dos anos 50, 60 e assim, apenas o nosso momento, a nossa faixa etária que não cabe tantas satisfações, somos inerentes a princípios vigilantes e de censura porque somos sobreviventes de um grande naufrágio e a vida não nos permite mais que sejamos regulados e nem reguladores. Vamos fazer a nossa folia como nos velhos tempos porque somos eternamente jovens no amor e, eu, amo você menina....

Airton Gondim Feitosa